O BYD Tang L, o novo SUV topo de linha posicionado acima da família Tang, começou a chegar às concessionárias da BYD na China. Imagens vazadas do veículo nas concessionárias de todo o país surgiram online, gerando grande expectativa no mercado automotivo.
O Tang L estará disponível em versões híbrida plug-in (DM) e totalmente elétrica (EV). A variante totalmente elétrica oferece impressionantes 500 kW (670 cv) para os modelos com tração traseira (RWD) e até 810 kW (1.086 cv) para as variantes com tração nas quatro rodas (4WD), combinando um motor traseiro de 580 kW e um motor dianteiro de 230 kW.

O motor elétrico síncrono de ímã permanente TZ210XYW de 580 kW é utilizado no eixo traseiro. Este motor possui um pico de RPM de 30.000, demonstrando a proeza de engenharia da BYD, apoiada por sua equipe de P&D de 110.000 pessoas.
As variantes híbridas plug-in incluem as opções DM-i e DM-p. A variante DM-i combina um motor de combustão interna de 1,5 litro (115 kW / 154 cv) com um motor elétrico de 200 kW (268 cv). A variante DM-p adiciona um segundo motor elétrico de 200 kW para desempenho aprimorado.
Construído sobre uma plataforma de ultra-alta voltagem superior a 1000V, o BYD Tang L suporta carregamento rápido de dois conectores, reduzindo significativamente os tempos de carregamento. Relatos sugerem que ele pode recarregar de 16% a 80% em 10 minutos usando um carregador de 120 kW, mesmo em temperaturas tão baixas quanto -30°C.

Outras fabricantes também estão investindo em tecnologia de carregamento rápido, como a Xpeng G6 2025 que chega ao mercado chinês com 81 atualizações e carregamento ultrarrápido.
O BYD Tang L apresenta um esquema de interior de duas cores, combinando elementos laranja e cinza fosco. No interior, o SUV oferece uma configuração de assentos 2+3+2, uma tela de controle central de 15,6 polegadas e um display AR-HUD. O interior inclui um volante em forma de D, saídas de ar condicionado ocultas e um console central com design exclusivo e botões físicos para maior comodidade.
O BYD Tang L mede 5040 mm de comprimento, 1996 mm de largura e 1760 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2950 mm. Ele oferece uma capacidade de porta-malas de 675 litros, expansível para 960 litros com os bancos da terceira fila rebatidos e 1.960 litros com os bancos da segunda fila rebatidos – um aumento de 440 litros em relação ao seu antecessor.

Como parte da série Dynasty da BYD, o Tang L se inspira na cultura chinesa. Seu design incorpora a “Loong Face” (anteriormente Dragon Face) e lanternas traseiras inspiradas em técnicas tradicionais de tecelagem de bambu. O interior reflete as roupas tradicionais chinesas, enfatizando o conforto e a espaçosidade. Outra montadora chinesa que também tem chamado a atenção é a Xiaomi, com o SU7 Ultra.
Espera-se que o BYD Tang L custe a partir de 300.000 yuan (aproximadamente 41.450 USD). Será lançado primeiro na China, com possíveis lançamentos internacionais posteriormente. Fique ligado em Fipe Carros para mais novidades e a união entre Tesla e Baidu para aprimorar sistema de direção autônoma na China.