A BYD, montadora chinesa, avança na Europa com o lançamento oficial da sua marca Denza, mirando no segmento premium e desafiando fabricantes de luxo já estabelecidos. O primeiro modelo a ser comercializado no mercado europeu será o Z9 GT, com previsão de vendas para o final deste ano.
A Denza foi originalmente criada em 2011 como uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz. Apesar da parceria de peso, a marca teve dificuldades em ganhar espaço, vendendo apenas 23.000 veículos em seus primeiros dez anos.

Em 2022, a Mercedes-Benz começou a reduzir sua participação, chegando a apenas 10% antes de sair completamente da parceria no ano passado. Agora, a Denza está sob o controle total da BYD. Falando em BYD, a montadora BYD Reino Unido supera vendas de 2024 em apenas um trimestre de 2025.
O lançamento da marca Denza na Europa ocorreu durante um evento especial em Milão, Itália. Segundo Alfredo Altavilla, consultor especial da BYD para a Europa, a Denza tem como alvo tanto os compradores tradicionais de carros premium quanto os clientes mais jovens e antenados em tecnologia. A BYD BYD Qin L EV atrai mais de 10 mil pedidos na primeira semana.
Na China, a BYD opera a Denza juntamente com outras duas submarcas premium: Fang Cheng Bao e Yangwang. A BYD planeja integrar a Fang Cheng Bao à linha Denza na Europa, começando com o Fang Cheng Bao Leopard 5, que será renomeado como Denza. Ainda não está claro se os modelos Yangwang também serão incorporados à Denza para o mercado europeu. Outras montadoras chinesas desafiam tarifas e expandem vendas de veículos na Europa.
Embora a Denza não tenha divulgado os preços para sua linha europeia, Altavilla informou à Reuters que o Z9 GT será seguido pela van de luxo D9 no final do ano. Ambos os modelos serão fabricados e exportados da China, mesmo com os planos da montadora de iniciar a produção em sua nova fábrica na Hungria a partir de outubro.
O Z9 GT, em tese, concorre com modelos como o Porsche Taycan Sport Turismo, superando o veículo alemão em dimensões. Ele é mais de 200 mm mais longo e possui uma distância entre eixos 225 mm maior.
A potência vem de três motores elétricos que produzem um total de 952 cavalos, alimentados por uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 100,1 kWh. Na China, a empresa também oferece uma versão PHEV que combina um motor turbo de 2,0 litros e três motores elétricos, totalizando 858 cv. A Toyota Hilux Elétrica poderá ser produzida na Argentina a partir de 2026.
Os números de desempenho do Z9 GT o colocam em uma conversa semelhante à dos modelos da Porsche, mas seus preços na China sugerem um público-alvo bem diferente. Lá, o modelo da Denza custa entre 334.800 e 414.800 yuan (aproximadamente US$ 45.800 a US$ 56.800), enquanto os modelos comparáveis da Porsche, como o Panamera Sport Turismo e o Taycan Cross Turismo, começam em torno de 1.008.000 yuan (US$ 138.000) e podem ultrapassar 1.500.000 yuan (US$ 205.000), dependendo da versão e do motor. A Eletrificação impulsiona vendas da Porsche no primeiro trimestre de 2025.