Notícias
Tendência

BYD Han L: sedã elétrico chinês de 1086 cv promete alcance de até 701 km

Com duas versões de acabamento, o BYD Han L promete atingir 701 km de autonomia no padrão chinês de medição

A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, prepara o lançamento do Han L, um sedã elétrico que promete agitar o mercado. Informações divulgadas pelo órgão regulador chinês revelam detalhes impressionantes sobre o modelo, incluindo versões com tração traseira (RWD) e integral (4WD), além de variantes híbridas plug-in.

O BYD Han L EV na versão com dois motores e tração integral (4WD) alcança a potência máxima combinada de 810 kW (1.086 cv). Segundo o ciclo de testes CLTC, o modelo tem autonomia de 601 km com uma única carga. Já a versão RWD, com um motor de 500 kW (670 cv), atinge 701 km de autonomia no mesmo padrão de medição.

BYD Han L: sedã elétrico chinês de 1086 cv promete alcance de até 701 km
Foto: Divulgação/BYD

A versão 4WD do Han L EV ganhou destaque em janeiro, quando suas especificações foram divulgadas, revelando a potência máxima de 810 kW. O veículo adota o mais recente motor elétrico da BYD, capaz de atingir 30.500 rpm e entregar uma potência máxima de 580 kW.

Este é o segundo motor elétrico mais potente do mundo, atrás apenas do Koenigsegg Gemera. Com essa configuração, o BYD Han L acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. A BYD tem investido pesado em tecnologia, como em suas baterias de estado sólido, que estrearão em veículos elétricos de luxo a partir de 2027.

O Han L EV utiliza uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 83,2 kWh fabricada pela FinDreams, subsidiária da BYD. O peso da bateria é de 640 kg. O modelo adota um sistema de alta voltagem de 945V e suporta carregamento DC de dois conectores simultâneos (dual-gun).

BYD Han L: sedã elétrico chinês de 1086 cv promete alcance de até 701 km
Foto: Divulgação/BYD

Essa tecnologia permite carregar de 16% a 100% em apenas 24 minutos, mesmo em temperaturas de -30 graus Celsius. Para carregar de 16% a 80%, o tempo estimado é de 10 minutos.

Versões e alcance (CLTC) do BYD Han L

  • BYD Han L EV RWD: motor de 500 kW, bateria LFP de 83,2 kWh, 701 km de autonomia
  • BYD Han L EV 4WD: motores de 810 kW (580 kW + 230 kW), bateria LFP de 83,2 kWh, 601 km de autonomia

O BYD Han L também estará disponível em versões híbridas plug-in (DM-i e DM-p), equipadas com uma bateria LFP de 29,5 kWh da FinDreams, pesando 266 kg. Os dados divulgados pelo MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China) revelam as seguintes autonomias no modo elétrico:

  • BYD Han L DM-i: motor elétrico de 200 kW + motor a combustão interna de 1.5 litros (115 kW), bateria LFP de 29,5 kWh, 170 km de autonomia
  • BYD Han L DM-p: dois motores elétricos de 200 kW + motor a combustão interna de 1.5 litros (115 kW), bateria LFP de 29,5 kWh, 145 km de autonomia

Dimensões e design

O BYD Han L apresenta dimensões generosas, com 5050 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1505 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2970 mm. Comparado ao seu antecessor, ele é 10 mm mais longo, 50 mm mais largo e 10 mm mais alto. O interior oferece 1.531 mm de espaço para os ombros na frente e 1.484 mm para os passageiros traseiros.

BYD Han L: sedã elétrico chinês de 1086 cv promete alcance de até 701 km
Foto: Divulgação/BYD

O design exterior do BYD Han L segue a linguagem Loong Face (anteriormente Dragon Face). A grade dianteira apresenta um elemento cromado 3D chamado Dragon Mustache (bigode de dragão, em tradução livre). As lanternas traseiras foram inspiradas nas asas de uma fênix.

A previsão é que o BYD Han L chegue ao mercado chinês ainda este ano, com preços a partir de 300.000 yuan (aproximadamente R$ 210.000 em conversão direta). Em janeiro de 2025, a Geely desbancou a BYD e dominou o mercado automotivo chinês.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.