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Bateria de carro elétrico pode alimentar residência e aumentar vida útil, aponta pesquisa

Carros elétricos podem se tornar verdadeiros bancos de energia para o lar no futuro, com a crescente adoção de painéis solares em residências

A crescente adoção de painéis solares em residências abre um novo horizonte para o uso de veículos elétricos, que podem se tornar verdadeiros bancos de energia para o lar. Apesar da proliferação de sistemas fotovoltaicos, nem todos os proprietários exploram o potencial de seus carros elétricos como fonte de energia reserva, seja em casos de falta de luz ou para otimizar o uso da energia solar gerada.

De acordo com o pesquisador alemão Robert Kors, do Instituto Fraunhofer, a bateria de um carro elétrico pouco utilizada pode se tornar “preguiçosa” com o tempo. Ele destaca que manter a bateria em funcionamento contínuo é essencial não só para preservar sua carga, mas também para estender sua vida útil. A ideia central é que a bateria do veículo pode atuar como um importante reservatório de energia para a residência, armazenando o excedente da energia solar e alimentando a casa.

Bateria de carro elétrico pode alimentar residência e aumentar vida útil, aponta pesquisa
Foto: Divulgação

Kors sugere que, em vez de investir em um caro sistema de armazenamento de energia, como bancos de baterias de lítio, o carro elétrico surge como uma opção mais vantajosa e econômica para complementar o uso de painéis solares. Essa dinâmica é possível graças à tecnologia de fluxo bidirecional de energia, conhecida como V2H (Vehicle-to-Home). Com ela, o proprietário pode não apenas equilibrar o consumo da residência com a rede elétrica externa, mas também manter a bateria do carro ativa enquanto o veículo permanece estacionado.

O uso bidirecional das baterias de automóveis requer ajustes técnicos na conexão de carregamento. Nem todos os veículos estão preparados para “doar” sua energia para outras fontes. A adaptação da porta de carregamento, apesar de não ser um problema complexo e com custo estimado em algumas centenas de euros, pode aumentar em cerca de 10% com os ajustes na tensão necessários para tal operação.

Marcas como Volkswagen e Renault na Europa, e BYD e GWM no mercado brasileiro, já oferecem tecnologias como V2H e V2G (Vehicle-to-Grid), que permite a conexão com a rede elétrica externa.

O aproveitamento da capacidade de armazenamento das baterias de carros elétricos para uso residencial, além de trazer benefícios financeiros, promove uma maior eficiência e sustentabilidade no uso da energia, tanto solar quanto da rede elétrica.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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