A Audi está preparando o lançamento do novo Q3 Sportback para 2026, e protótipos do modelo já foram flagrados em testes. O SUV, que compartilha a plataforma MQB Evo com o VW Tiguan, chegará ao mercado com opções de motorização a combustão e híbrida plug-in (PHEV). O design do Q3 Sportback segue a linha do Q6 e-tron, com faróis divididos e uma traseira mais esportiva, característica da versão Sportback.
As vendas da Audi nos Estados Unidos em 2024 apresentaram um cenário desafiador, com quedas de dois dígitos em diversos modelos, incluindo os SUVs Q5, Q7 e Q8. No entanto, o Q3 foi um ponto fora da curva, com um aumento de 45% nas vendas, o que reforça a expectativa para o sucesso da nova geração. O Q3 convencional já havia sido flagrado em testes no final de 2023, mas só agora o modelo Sportback surge em protótipos.
O Q3 Sportback acentua o design cupê, com uma inclinação mais pronunciada do teto e do vidro traseiro. A coluna C é mais curta, e a janela lateral também, o que pode comprometer um pouco o espaço para a cabeça dos passageiros traseiros e a capacidade do porta-malas. Na traseira, as lanternas de LED verticais e segmentadas funcionam como luzes de freio, dando um formato de flecha, e uma faixa horizontal de LED conecta as duas lanternas.
A dianteira do Q3 Sportback segue o mesmo design do Q3 convencional, com faróis divididos, similar ao Q6 e-tron. Essa característica não foi vista em outros modelos recentes da Audi com motor a combustão, como o A5 e o Q5. O Q3 utiliza a plataforma MQB Evo, destinada a veículos com motor a combustão. Assim, não haverá uma versão totalmente elétrica, mas diversas opções de motores a gasolina e híbridos.
Na Europa, o Q3 deverá oferecer motores a gasolina de 1.5 e 2.0 litros, um motor a diesel 2.0 e duas versões PHEV com base no motor 1.5, entregando até 272 cv de potência e cerca de 113 km de autonomia elétrica.
Já no mercado americano, a gama será mais restrita, com o atual Q3 oferecendo um motor 2.0 a gasolina de 231 cv. No entanto, dada a crescente demanda por veículos híbridos, uma versão PHEV para os EUA é bem provável para reverter o cenário de quedas nas vendas da marca.