Servidores do RN têm empréstimos consignados bloqueados por atraso em repasses do governo

Servidores do RN têm empréstimos consignados bloqueados por atraso em repasses do governo

Servidores públicos do Rio Grande do Norte enfrentam dificuldades com o bloqueio de empréstimos consignados, devido à falta de repasse de valores descontados em folha pelo governo estadual às instituições financeiras. O problema, que já havia ocorrido em 2023, impacta diretamente a vida financeira dos trabalhadores, alguns inclusive com risco de terem seus nomes negativados.

A situação veio à tona após relatos de servidores que tentaram realizar empréstimos consignados e tiveram suas solicitações negadas, tanto no Banco do Brasil quanto no Banco Industrial

A presidente do Sindicato da Administração Direta do Estado (Sinsp-RN), Janeayre Souto, destacou que o problema causa a negativação dos servidores. Segundo ela, os bancos retiram o valor da conta do servidor no momento do recebimento, e só devolvem quando o Estado realiza o repasse. “O pior: negativa o servidor. O banco do Brasil retira o dinheiro quando o servidor retira da conta. Só quando o Estado faz o repasse é que ele devolve“, disse Janeayre.

O desconto e não repasse dos empréstimos consignados aos bancos se caracteriza como crime de apropriação indébita e o Estado pode responder por danos morais, segundo o artigo 168 do Código Penal Brasileiro. Além disso, a governadora Fátima Bezerra pode responder por crime de responsabilidade fiscal.

O dinheiro é do servidor, e não há qualquer explicação cabível para que seu dinheiro privado não seja repassado ao banco o qual o servidor assinou contrato para ter acesso ao empréstimo consignado“, destaca o Sinsp.

O governo do Rio Grande do Norte, em nota, confirmou o problema e se comprometeu a regularizar a situação até o dia 10 de fevereiro, efetuando os repasses necessários. Este não é um evento isolado; em 2023, os empréstimos consignados foram suspensos em pelo menos duas ocasiões por atrasos nos pagamentos por parte do governo estadual.

A suspensão dos empréstimos consignados impacta diretamente o planejamento financeiro dos servidores, que dependem desses recursos para cobrir despesas, realizar projetos ou lidar com imprevistos.

Governo do RN efetua pagamento de janeiro a servidores nesta sexta-feira (31).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.