O Globo Repórter desta sexta-feira, 2 de maio, convida os telespectadores para uma imersão na Chapada Diamantina, um dos destinos mais exuberantes do Brasil. Com trilhas, grutas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego, a região encanta não só pela beleza natural, mas também pela diversidade de oportunidades que oferece. A repórter Camila Marinho, da TV Bahia, percorre o território durante quase 20 dias e mostra um novo olhar sobre esse santuário ecológico.
A Chapada Diamantina reúne três importantes biomas brasileiros — Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga —, formando um cenário único e cheio de riquezas naturais. “Esse programa é um retrato de uma Chapada promissora, bem preservada e cheia de possibilidades, tanto para o turismo quanto para quem deseja empreender. É uma experiência que emociona e enche o coração de orgulho”, destaca Camila.
Criado na década de 1980, o Parque Nacional da Chapada Diamantina nasceu com o objetivo de proteger a biodiversidade da região. O biólogo americano Roy Funch, um dos fundadores do Parque, relembra o impacto da corrida pelos diamantes e os desafios da preservação ambiental.
O programa também destaca o crescimento do turismo sustentável. Em Igatu, antigo vilarejo de garimpeiros, o casal Chiquinho e Dona Áurea se reinventou com um restaurante que une gastronomia típica e experiências místicas. A famosa feijoada de garimpeiro e o prato feito com xique-xique, um cacto nordestino, ganham destaque.
Chapada Diamantina no Globo Repórter
A história da flor sempre-viva, símbolo da Chapada, também é contada. Uma espécie rara, que chegou a ser exportada por valores altíssimos, agora está ameaçada e é alvo de um projeto de preservação liderado por Alian Silva.
Outro tesouro natural revelado no episódio é o Pantanal dos Marimbus, único do tipo na Bahia. A repórter navega por suas águas ao lado da bióloga Adriana Caribé, que utiliza a cultura quilombola como base para a educação local, criando iniciativas como o jogo da memória das aves da região.
Além da natureza, o programa mostra como a Chapada inspira cura e bem-estar. Um casal de empreendedores cuida de um espaço que abriga mais de 1.600 espécies de orquídeas e promove experiências sensoriais com balões e vistas inesquecíveis do Morro do Pai Inácio.
E para encerrar, o público conhecerá a famosa Fazenda Pratinha, lar das deslumbrantes Gruta Azul e Gruta da Pratinha, com suas águas cristalinas. A região ainda surpreende com a produção crescente de frutas vermelhas, como morangos, amoras, framboesas e mirtilos, que ganham espaço no mercado e benefícios para a saúde.
Globo Repórter de hoje, dia 02/05/2025
- Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, após “BBB 25“.
- Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil.