“Gigantes de Aço”, também conhecido como Real Steel, é um filme de ação e ficção científica que conquistou fãs ao redor do mundo desde o seu lançamento em 2011. Com uma trama envolvente e personagens cativantes, é uma verdadeira homenagem aos filmes de luta, além de trazer algumas curiosidades interessantes para os fãs. Confira agora 5 delas:
O filme é baseado em um conto de ficção científica
Embora seja um longa original, ele é baseado em um conto de ficção científica escrito por Richard Matheson em 1956. Intitulado Steel, foi adaptado para a televisão diversas vezes antes de chegar ao cinema.
Os robôs foram inspirados em brinquedos
Os robôs de combate que aparecem foram inspirados em brinquedos reais, como o Rock ‘Em Sock ‘Em Robots e o jogo de tabuleiro Battling Tops. Os designers utilizaram esses brinquedos como base para criar os modelos de robôs que aparecem nas lutas de boxe.
Hugh Jackman teve que treinar para as cenas de luta
Embora a maior parte das cenas de luta tenham sido realizadas por meio de efeitos visuais, Hugh Jackman, que interpreta o protagonista Charlie Kenton, teve que passar por um treinamento para se preparar para as cenas que exigiam mais habilidade física. O ator treinou boxe e artes marciais para dar mais veracidade às cenas de luta.
Dakota Goyo foi escolhido após um longo processo de seleção
O ator Dakota Goyo, que interpreta o filho de Charlie, Max Kenton, foi escolhido após um longo processo de seleção que envolveu mais de 2 mil jovens atores. Goyo, que já havia trabalhado em filmes como Pequenos Espiões 4 e Thor, impressionou os produtores com sua atuação natural e espontânea.
Indicação ao Oscar
Os efeitos visuais foram realizados por uma equipe de mais de 800 pessoas e levaram mais de um ano para serem finalizados. Tamanha dedicação e esforço foram reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que indicou ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2012. O filme concorreu com outros grandes sucessos de bilheteria, como A Invenção de Hugo Cabret e Planeta dos Macacos: A Origem, mas acabou perdendo para o filme A Invenção de Hugo Cabret.