O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) se aproxima de Vingadores: Doomsday e Vingadores: Secret Wars, marcando uma possível nova era. Com tantos personagens introduzidos ao longo dos anos, surge a questão: quem não deve retornar?
Embora alguns fãs possam comemorar a ausência de personagens de projetos mal recebidos, outros podem sentir falta de figuras que tiveram suas histórias abruptamente interrompidas. A seguir, confira uma análise de cinco personagens do MCU com futuro incerto:
1) G’iah
Após a recepção negativa de *Invasão Secreta*, o futuro de G’iah, interpretada por Emilia Clarke, permanece incerto. Apresentada como uma refugiada Skrull e filha de Talos (Ben Mendelsohn), G’iah se tornou uma das personagens mais poderosas do MCU, absorvendo habilidades de diversos heróis. Apesar do potencial promissor, a Marvel não indicou planos para seu retorno, e a reestruturação de conteúdo pode deixá-la de lado, assim como outros personagens introduzidos em *Invasão Secreta*.
2) Os Eternos
O futuro dos Eternos também parece incerto. Lançado em 2021, o filme dividiu opiniões e, apesar dos rumores de uma sequência, Kevin Feige, chefe da Marvel Studios, declarou que “Não há planos imediatos para *Eternos 2*”. As mortes de Ikaris (Richard Madden), Ajak (Salma Hayek) e Gilgamesh (Don Lee) em *Eternos* confirmaram suas saídas do MCU. Mesmo os membros sobreviventes, como Sersei (Gemma Chan), Thena (Angelina Jolie) e Druig (Barry Keoghan), dificilmente serão aproveitados em outros projetos. A cena pós-créditos de *Eternos*, com Dane Whitman (Kit Harrington) encontrando a Ebony Blade, também parece ter chegado a um beco sem saída, com o adiamento indefinido do filme *Blade*.
3) Sharon Carter
Sharon Carter (Emily VanCamp), que apareceu pela primeira vez em *Capitão América: O Soldado Invernal* (2014), teve um papel importante em *Falcão e o Soldado Invernal* (2021). Após uma vida como negociante de arte no mercado negro, ela retornou à CIA como Power Broker. No entanto, sua ausência em *Capitão América: Admirável Mundo Novo* levanta dúvidas sobre seu futuro no MCU. Sem projetos futuros confirmados que ofereçam uma possibilidade realista para seu retorno, seu arco parece ter chegado ao fim.
4) Karl Mordo
Apresentado em *Doutor Estranho* (2016), Karl Mordo (Chiwetel Ejiofor) abandonou a coalizão de feiticeiros no final do filme, com o objetivo de eliminar todos os usuários de magia. A versão principal de Mordo não apareceu desde então, embora uma variante do personagem tenha surgido em *Doutor Estranho no Multiverso da Loucura* (2022) como membro dos Illuminati da Terra-838.
Embora uma cena deletada de *Multiverso da Loucura* mostrasse a morte de Mordo pelas mãos da Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), sua remoção sugere que a Marvel não tinha planos para o personagem. *Doutor Estranho 3* poderia abrir caminho para seu retorno, mas o aparente abandono da história de Mordo indica que seu arco pode ter terminado.
5) Kang, o Conquistador
Após a condenação de Jonathan Majors em 2024 por agressão e assédio, a Marvel se afastou rapidamente do personagem. Kang, que seria o próximo grande vilão do MCU, foi descartado, levando ao cancelamento de *Vingadores: The Kang Dynasty* em favor de *Vingadores: Doomsday*, que introduzirá o Doutor Destino (possivelmente interpretado por Robert Downey Jr.) como o novo antagonista. Resta saber se o MCU abordará o destino de Kang no universo ou se sua história será simplesmente abandonada após a 2ª temporada de *Loki*. De qualquer forma, é improvável que Majors reprima o papel ou que Kang seja reformulado em um futuro próximo.