O YouTube está intensificando o uso de inteligência artificial (IA) para capacitar criadores de conteúdo, visando expandir seu alcance e impulsionar a produção de vídeos. Após a introdução de uma ferramenta para dublagem automática e do Dream Screen, que permite a criação de fundos personalizados para YouTube Shorts, a plataforma anuncia uma atualização significativa do Dream Screen.
A mais recente versão do Dream Screen permite que os usuários gerem videoclipes independentes para seus Shorts. Essa funcionalidade é alimentada pelo Veo 2, o mais recente modelo de geração de vídeo do Google DeepMind, capaz de produzir vídeos de alta qualidade em diversos estilos e temas, alinhados com a visão do criador.
O que esperar do Veo 2 do YouTube?
Segundo o YouTube, o Veo 2 oferece uma geração de vídeo mais rápida e uma compreensão aprimorada da física do mundo real e dos movimentos humanos, resultando em conteúdos mais realistas e detalhados. Os usuários podem especificar estilos, lentes ou efeitos cinematográficos para harmonizar com o restante de suas filmagens, conferindo um toque dramático aos seus Shorts.
Os criadores podem usar essa capacidade para adicionar fundos de vídeo ou gerar clipes a serem integrados ao vídeo principal. Para adicionar um fundo, basta acessar a opção Green Screen na câmera do Shorts, selecionar Dream Screen, inserir um texto e escolher uma imagem. Para criar um clipe, selecione a opção Adicionar na câmera do Shorts, escolha Criar, insira o texto, selecione a imagem e defina a duração desejada.
Todos os videoclipes gerados com essa funcionalidade são identificados com a marca d’água SynthID e possuem rótulos que indicam sua criação por IA. A ferramenta está sendo lançada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com planos de expansão para outras regiões no futuro.