A Tesla, sob a liderança de Elon Musk, anunciou o lançamento de um serviço de robotáxi em Austin, Texas, previsto para junho de 2025. A iniciativa utilizará veículos totalmente autônomos, equipados com a versão não supervisionada do software Full Self-Driving (FSD). Inicialmente, a operação será limitada à frota interna da empresa, com planos de expansão para outras regiões dos Estados Unidos nos meses seguintes.
Em 2025, a Tesla pretende permitir que proprietários de seus veículos adicionem seus carros à rede de robotáxis, adotando um modelo semelhante ao do Airbnb. Os usuários poderão listar e remover seus veículos da plataforma conforme desejarem. A empresa pretende garantir o bom funcionamento do serviço antes de permitir a participação de clientes, solucionando possíveis problemas no sistema de cobrança e no posicionamento dos carros.
Além do lançamento em Austin, a Tesla também planeja liberar a versão não supervisionada do FSD para motoristas da Califórnia e de outras regiões dos EUA ainda este ano. Essa expansão visa incentivar a adesão dos proprietários de veículos à futura rede de robotáxis da empresa. Este anúncio ocorre após anos de promessas e previsões de Musk sobre a tecnologia de robotáxis. Em 2019, por exemplo, ele afirmou que a Tesla teria mais de um milhão de veículos autônomos nas ruas em um ano, previsão que não se concretizou. Em 2024, com o lançamento do Cybercab, Musk reforçou sua visão de um futuro onde os proprietários de Tesla poderão gerar renda extra ao oferecer seus veículos como robotáxis em uma plataforma de compartilhamento.
Entretanto, a Tesla enfrentará concorrência no setor de transportes autônomos. A Waymo, subsidiária da Alphabet (Google), já oferece corridas totalmente autônomas para usuários selecionados em Austin desde o final de 2024, e pretende expandir o serviço para o público em geral ainda este ano. Dada a tendência de Musk de estipular prazos ambiciosos, especialistas do setor recomendam cautela em relação ao cronograma de lançamento da Tesla, pois o sucesso dependerá da tecnologia, da aceitação do público e das regulamentações para veículos autônomos.