O Google Maps implementou uma mudança de nomenclatura que tem gerado discussões: o Golfo do México agora aparece como “Golfo da América” para usuários localizados nos Estados Unidos. A alteração, que se tornou oficial em 9 de fevereiro, reflete uma proposta anterior de renomear a área.
Usuários fora dos EUA visualizam diferentes versões do nome. No México, o mapa continua exibindo “Golfo do México”. Para o restante do mundo, ambos os nomes são mostrados: “Golfo do México (Golfo da América)”. Nos Estados Unidos, a mudança é mais proeminente, com o nome “Golfo da América” predominando à medida que o usuário aumenta o zoom no mapa.
Alteração no Golfo do México
A empresa parece estar ciente da necessidade de adaptação dos usuários à nova nomenclatura. Ao pesquisar por “Golfo do México” dentro dos Estados Unidos, o Google Maps ainda direciona o usuário para a área geográfica correta, em vez de exibir uma mensagem de erro.
O Google comunicou suas intenções de renomear o Golfo do México há algumas semanas, explicando que as atualizações de nomes de locais no Google Maps são feitas com base em alterações no Geographic Names Information System (GNIS). A mudança já está implementada nos aplicativos Google Maps para Android e iOS, bem como na versão para desktop. A N10 Tecnologia está sempre atenta as atualizações.
Curiosamente, o Apple Maps ainda exibe o nome anterior, “Golfo do México”.