O Google anunciou o lançamento do Gemini 2.0 Flash, Pro e Flash-Lite, marcando um avanço significativo em seus modelos de inteligência artificial. Essas novas versões prometem melhorias notáveis em raciocínio, eficiência e desempenho, com o objetivo de atender às diversas necessidades de desenvolvedores e usuários.
Inicialmente lançado em dezembro como um experimento, o Gemini 2.0 Flash agora está amplamente disponível através da API Gemini no Google AI Studio e Vertex AI. Esta disponibilização ocorre logo após a liberação do modelo atualizado para todos os usuários do aplicativo Gemini em dispositivos móveis e desktops.
Além disso, os usuários do aplicativo Gemini agora podem acessar o Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental no menu suspenso de modelos, tanto no desktop quanto no mobile. Esta versão oferece um modelo de raciocínio aprimorado, capaz de demonstrar seu processo de pensamento e solucionar problemas complexos. O Google disponibilizou uma comparação detalhada do desempenho em seu blog.
O Google também lançou uma versão experimental do Gemini 2.0 Pro, que segundo a empresa, apresenta o melhor desempenho em codificação e habilidade para lidar com prompts complexos, além de um entendimento e raciocínio superiores sobre o conhecimento mundial em comparação com outros modelos já lançados. Ele também pode utilizar ferramentas como a Busca do Google e execução de código.
Mais novidades do Google Gemini
Outra novidade é o Gemini 2.0 Flash-Lite, projetado para ser econômico sem comprometer o desempenho. O Google afirma que este modelo supera o 1.5 Flash na maioria dos benchmarks, mantendo a mesma velocidade e custo. O Gemini 2.0 Flash-Lite está disponível em versão de visualização pública no Google AI Studio e Vertex AI.
Em termos de custos, o Google detalhou os preços do Gemini 2.0 Flash e 2.0 Flash-Lite em comparação com o 1.5 Flash. A empresa alega que o preço do 2.0 Flash e Flash-Lite pode ser inferior ao do Gemini 1.5 Flash com cargas de trabalho de contexto misto.
Inicialmente, esses modelos oferecem entrada multimodal (texto, imagem, etc.) com saída de texto. No entanto, o Google planeja adicionar mais modalidades para disponibilidade geral nos próximos meses.