O novo SUV elétrico da Xiaomi, o YU7, foi flagrado em testes sem camuflagem, revelando detalhes de seu design. As imagens, que circulam na internet, mostram pela primeira vez o visual lateral do veículo, que, segundo o fundador da Xiaomi, Lei Jun, será chamado de Y-U-7.
O design do YU7 apresenta um capô dianteiro alongado, com a cabine recuada em relação ao eixo dianteiro. Apesar de algumas semelhanças com o Ferrari Purosangue, o SUV da Xiaomi parece ser uma versão mais alta do já conhecido Xiaomi SU7.
As dimensões do veículo impressionam: 4.999 mm de comprimento, 1.996 mm de largura e 1.600 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 3.000 mm. Até o momento, apenas a versão com dois motores foi homologada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, com um peso de 2.405 kg.
A versão de dois motores do YU7 entrega uma potência combinada de 508 kW (681 cv), com um motor dianteiro de 220 kW e um motor traseiro de 288 kW. Essa configuração permite que o veículo atinja uma velocidade máxima de 253 km/h. A expectativa é que uma versão com um único motor seja lançada posteriormente, visando reduzir o custo de entrada.
A versão com dois motores será equipada com uma bateria NMC fornecida pela CATL. A Xiaomi também deve utilizar a bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio (LFP) da BYD, presente na versão standard do SU7, na versão de entrada do YU7, com o objetivo de tornar o modelo mais acessível.
Inicialmente previsto para março, o lançamento do YU7 foi adiado para 2025. A decisão foi tomada devido a problemas de capacidade de produção, já que a segunda fase da fábrica da Xiaomi será concluída apenas no final do ano. Com o adiamento, a Xiaomi ganha tempo para finalizar a expansão da fábrica e iniciar os testes de rodagem do veículo com menos atenção de fotógrafos.
O adiamento do lançamento também permite que a Xiaomi se concentre nos testes do veículo, longe dos olhos curiosos de fotógrafos.