O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China divulgou informações sobre o Volvo EX90, versão totalmente elétrica do SUV XC90, produzido no país. O modelo, previsto para lançamento em 2025, terá cinco versões e autonomia máxima de 730 km (ciclo CLTC).
Todas as versões do Volvo EX90 chinês utilizam tração integral com dois motores elétricos e um pacote de baterias de lítio ternário de 111 kWh. A autonomia varia entre 710 km e 730 km (ciclo CLTC), com peso da bateria de 663 kg. O peso do veículo varia de acordo com a versão: entre 2732 kg e 2780 kg. A velocidade máxima é de 180 km/h.
As versões de menor potência contam com motor dianteiro de 173 kW (232 cv) e motor traseiro de 127 kW (170 cv). As versões mais potentes oferecem motor dianteiro de 180 kW (241 cv) e motor traseiro de 200 kW (268 cv), com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tempo de recarga de 30 minutos (10% a 80%).
O design se mantém fiel à versão internacional, com grade frontal fechada, logo iluminado, maçanetas embutidas e lanternas traseiras em formato de C. O logotipo da Volvo Ásia-Pacífico na traseira confirma sua versão chinesa. Um detalhe interessante é a grade ativa que otimiza o fluxo de ar para melhor eficiência. Algumas versões terão opções de pintura bicolor.
Entre os opcionais, destacam-se rodas de 21 e 22 polegadas, lavadores de faróis e vidros de privacidade. O Volvo EX90 chinês, construído sobre a plataforma SPA2 (Scalable Product Architecture) da Volvo, tem dimensões de 5037 mm de comprimento, 1964 mm de largura, 1747 mm de altura e entre-eixos de 2985 mm – 84 mm a mais que o Volvo XC90 a gasolina.
O interior segue a linha de design da família Volvo, com painel em camadas integrado ao sistema de ar-condicionado, tela central vertical de 14,5 polegadas e painel de instrumentos totalmente digital. Recursos como aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, sistema de detecção da qualidade do ar e assistência de condução de nível 2 são esperados.