A linha 2025 de alguns modelos da Fiat e da Hyundai apresenta uma redução na potência de seus motores, refletindo o impacto das novas regulamentações ambientais no setor automotivo. A alteração é uma resposta à resolução Proconve L8, que estabelece limites mais rigorosos para a emissão de poluentes.
Entre os veículos afetados da Fiat, estão a picape Toro e o SUV Fastback, ambos equipados com o motor GSE 1.3 Turbo. Nesses modelos, a potência do propulsor caiu de 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina) para 176 cv, independentemente do combustível utilizado. O torque, no entanto, se manteve em 27,5 kgfm, porém, com a rotação de torque máximo reduzida de 1.750 rpm para 1.500 rpm.

Importante destacar que os modelos Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, que utilizam o mesmo motor, não sofreram essa redução de potência, mantendo-se com os 185 cv originais.
Já na Hyundai, os modelos HB20 1.0 TGDI e Creta 1.0 TGDI também apresentaram mudanças. Embora a potência máxima continue em 120 cv com etanol, houve uma diminuição para 115 cv quando abastecidos com gasolina. O torque de 17,5 kgfm foi mantido em ambos os combustíveis. Segundo a revista Autoesporte, a Hyundai removeu informações sobre os modelos afetados de seu site, exibindo um aviso de página não encontrada.
O motor Kappa 1.0 MPI do HB20 também passou por alterações, com um aumento de 200 rpm na rotação de potência máxima, atingindo 6.200 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.
A necessidade de adequação à Proconve L8, que visa diminuir as emissões de monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e particulados, forçou algumas montadoras a reduzir a potência de seus motores para atender às novas exigências.

A Stellantis também realizou a mesma mudança de potência no motor GSE 1.3 Turbo de veículos da Jeep, como Renegade, Compass e Commander. No passado, em resposta ao Proconve L7, os motores Firefly 1.0 e 1.3 da Fiat perderam de 1 a 2 cavalos de potência, com os modelos atuais começando com 71 cv no 1.0 e 98 cv no 1.3 litro.