A Volvo Cars está utilizando inteligência artificial (IA) para gerar mundos virtuais realistas, visando aprimorar o desenvolvimento de softwares de segurança, como os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). O objetivo é criar veículos ainda mais seguros.
A empresa agora consegue sintetizar dados de incidentes coletados pelos sensores avançados presentes em seus novos carros. Essas informações incluem situações de frenagem de emergência, manobras bruscas e intervenções manuais. Através da IA, esses dados são processados, permitindo a reconstrução e a exploração de cenários de forma inovadora, a fim de entender como os incidentes podem ser evitados.

Essa abordagem é possível graças a uma técnica computacional avançada chamada Gaussian Splatting, que permite criar uma vasta quantidade de cenas e objetos 3D realistas e de alta fidelidade a partir de imagens do mundo real. O ambiente virtual pode ser manipulado para adicionar ou remover usuários da via e alterar o comportamento do tráfego ou de obstáculos na estrada, gerando diferentes resultados.
Tal técnica possibilita expor o software de segurança da Volvo Cars a todos os tipos de situações de trânsito, em uma velocidade e escala antes impossíveis. Agora, é possível desenvolver softwares que funcionem bem também em ‘edge cases’ complexos, raros e potencialmente perigosos, e reduzir o tempo necessário para expor o software a esses casos extremos de meses para dias.
“Já temos milhões de pontos de dados de momentos que nunca aconteceram, que usamos para desenvolver nosso software”, afirma Alwin Bakkenes, Head of Global Software Engineering da Volvo Cars. “Graças ao Gaussian Splatting, podemos selecionar um dos raros casos extremos e explodi-lo em milhares de novas variações do cenário para treinar e validar nossos modelos. Isso tem o potencial de desbloquear uma escala que nunca tivemos antes e até mesmo de detectar casos extremos antes que aconteçam no mundo real.”
A Volvo Cars utiliza ambientes virtuais juntamente com testes no mundo real para treinamento, desenvolvimento e validação de software, pois são seguros, escaláveis e econômicos. Os ambientes virtuais são desenvolvidos internamente em colaboração com a Zenseact, uma empresa de IA e software fundada pela Volvo Cars.
Este projeto faz parte de um programa de doutorado para as principais universidades suecas, para explorar se as técnicas de renderização neural serão integradas em futuras iniciativas de segurança. O estudo é patrocinado pelo Wallenberg AI, Autonomous Systems and Software Program (WASP).
A Volvo Cars tem uma longa história de uso de dados e tecnologias avançadas para aprimorar a segurança. Os dados coletados pela equipe de Pesquisa de Segurança da Volvo Cars desempenharam um papel crucial no desenvolvimento e teste de alguns dos recursos de segurança mais importantes do mundo. Para entender mais sobre como outras montadoras estão utilizando a inteligência artificial, confira como a Continental acelera o desenvolvimento de produtos automotivos com IA do Microsoft Azure.
Na década de 1970, a Volvo Cars começou a usar dados para melhorar a segurança graças à sua equipe de Pesquisa de Segurança. No início, a equipe chegava ao local de acidentes com trenas, avaliando marcas de derrapagem e outros indicadores de colisão.
Os dados e o conhecimento coletados dos acidentes inspiraram inúmeras inovações que salvam vidas, como o Whiplash Injury Protection System (Sistema de Proteção contra Lesões por Chicote) e o Side Impact Protection System (Sistema de Proteção contra Impactos Laterais). Novas tecnologias avançadas agora permitem que sejamos ainda mais inteligentes com a forma como usamos os dados para evitar situações de risco. Inclusive, a Inteligência Artificial da PRF aperfeiçoa a fiscalização de infrações nas estradas, tornando as vias mais seguras.
A Volvo Cars pode explorar tecnologias como o Gaussian Splatting graças à relação recentemente expandida com a NVIDIA. A nova geração de carros totalmente elétricos, construída com computação acelerada NVIDIA, coleta dados de vários sensores para entender o que está acontecendo dentro e ao redor do carro melhor do que nunca.
Uma plataforma de supercomputação de IA, alimentada por sistemas NVIDIA DGX, contextualiza esses dados, desbloqueia novos insights e treina futuros modelos de segurança. Isso melhorará e acelerará o desenvolvimento da inteligência artificial. Essa plataforma de supercomputação faz parte de um recente investimento da Volvo Cars e da Zenseact para criar um dos maiores data centers da região nórdica. Vale lembrar que outras montadoras, como a Mercedes-Benz adota tecnologia LiDAR da Hesai para próxima geração de veículos globais, estão investindo em novas tecnologias.