Inteligência Artificial da PRF aperfeiçoa fiscalização de infrações nas estradas

Buscando identificar infrações graves nas rodovias brasileiras, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está utilizando a Inteligência Artificial (IA) para detectar irregularidades
Inteligência Artificial da PRF aperfeiçoa fiscalização de infrações nas estradas
Crédito da imagem: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está utilizando a Inteligência Artificial (IA) para otimizar a identificação de infrações graves nas rodovias brasileiras. O sistema permite a detecção de irregularidades como a falta do uso de cinto de segurança, ultrapassagens proibidas e o manuseio de telefones celulares ao volante, mesmo quando não há um agente ou equipamento de fiscalização presente.

Recentemente, as concessionárias da EcoRodovias implementaram essa tecnologia, sendo as primeiras a operar o sistema em Minas Gerais. Os equipamentos estão instalados nos quilômetros 81 da BR-050 e 629 da BR-365, ambos no sentido centro urbano, em Uberlândia (MG).

Inteligência Artificial da PRF aperfeiçoa fiscalização de infrações nas estradas
Crédito da imagem: PRF

O sistema funciona por meio de câmeras que capturam e analisam imagens. Um algoritmo identifica automaticamente as infrações e envia alertas em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO). A PRF avalia as imagens, identifica os veículos e emite as notificações aos infratores.

Além das câmeras, a PRF também utiliza drones para fiscalizar as estradas. Os equipamentos, operados pelos agentes, têm um alcance de até 5 km. Após o flagrante, o motorista é abordado e autuado.

Segundo informações, a PRF tem registrado uma média de 30 infrações por dia apenas com o auxílio das câmeras. Outros sistemas também estão em operação para aumentar a segurança nas estradas.

Inteligência Artificial da PRF aperfeiçoa fiscalização de infrações nas estradas
Crédito da imagem: PRF

Bruno Araújo Silva, gerente de operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado, afirmou: “Na BR-050, por exemplo, a Eco050 iniciou o monitoramento por radares de velocidade média em Uberaba (MG), enquanto nas BRs 364 e 365, a Ecovias do Cerrado foi pioneira na implementação de balanças de pesagem em movimento na velocidade da via, que ajudam a coibir acidentes causados por veículos comerciais com excesso de carga”.

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