A Volkswagen prepara o lançamento do Taos 2026 no Brasil, com visual renovado e novidades mecânicas. Flagras recentes em território nacional confirmam que o SUV médio adotará o design apresentado no México e nos Estados Unidos em novembro de 2024, indicando que a produção nacional passará a ser abastecida pelo modelo importado.
As mudanças visuais concentram-se na dianteira, com faróis mais estreitos interligados à grade, seguindo a identidade visual mais recente da marca, já vista no novo Nivus. A iluminação é em Full LEDs, com um filete que atravessa toda a dianteira. Na traseira, as lanternas formam uma peça única, com luzes de LED e o logotipo iluminado, similar ao do Golf GTI.
Internamente, o Taos 2026 terá um painel redesenhado, com a tela multimídia no estilo semiflutuante, seguindo a tendência do novo T-Cross. O sistema VW Play de 10,1 polegadas oferecerá conexão sem fio com celulares Apple e Android e loja de aplicativos com opções como Spotify e Waze. Além disso, um chip de internet nativo dispensará o uso do smartphone para conexão 5G.:
Sob o capô, o SUV manterá o motor 1.4 TSI turboflex de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. A principal mudança será a substituição do câmbio automático de seis marchas por um novo de oito velocidades. Essa alteração também será implementada em outros modelos nacionais da marca equipados com motor 1.4 turbo, como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Nos Estados Unidos, o Taos passou a utilizar um motor 1.5 turbo a gasolina de 176 cv, mantendo o mesmo torque de 25,5 mkgf, com opções de tração dianteira e integral. No entanto, não há previsão para uma versão híbrida, nem mesmo no mercado norte-americano.
Futuro da eletrificação:
A Volkswagen está desenvolvendo um sistema híbrido completo (HEV) flex, assim como um sistema híbrido plug-in (PHEV), visando competir com modelos chineses como BYD Song Plus e GWM Haval H6. No entanto, a marca priorizará o lançamento de um sistema híbrido leve flex para modelos compactos nacionais, com estreia prevista no novo VW Tera entre abril e maio. O lançamento do Taos híbrido pode ocorrer em 2026.
Outras melhorias:
O novo Taos também contará com melhorias no isolamento acústico, ar-condicionado com botões sensíveis ao toque, opção de revestimento de couro azul escuro na versão topo de linha e adição de sistemas ADAS (assistentes de condução), como controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de ponto cego e assistente de manutenção em faixa.