Notícias
Tendência

Volkswagen prepara carro elétrico mais barato que BYD Dolphin Mini

Com a competição entre Volkswagen e BYD se acirrando no setor de elétricos, a disputa por preços mais baixos e maior autonomia promete movimentar o mercado nos próximos anos.

A Volkswagen revelou seus planos para um novo carro elétrico de entrada, posicionado abaixo do ID.2 All, e que chegará ao mercado europeu em 2027. O anúncio foi feito pelo CEO da montadora, Tomas Schäfer, em um comunicado interno aos funcionários da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. O modelo faz parte da estratégia da marca para competir no segmento de elétricos mais acessíveis e deve custar cerca de 20.000 euros (aproximadamente R$ 120.232, em conversão direta, sem impostos).

Esse valor coloca o novo modelo como uma opção mais barata que o BYD Dolphin Mini, que custa R$ 122.800 no Brasil na versão de cinco lugares. Além disso, o BYD Dolphin, comercializado na Europa, tem preço inicial de 30.000 euros (cerca de R$ 180.000, sem impostos), evidenciando a tentativa da Volkswagen de oferecer uma alternativa competitiva no mercado global de elétricos.

Embora a Volkswagen não tenha confirmado explicitamente o nome do modelo, anteriormente referenciado como ID.1, a imagem sugere o nome ID.One.

Plataforma e características do novo elétrico

O novo modelo fará parte da família ID da Volkswagen e utilizará uma versão evoluída da plataforma modular MEB, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos da marca. A Volkswagen reforça que o modelo terá um apelo mais acessível, mantendo a identidade da marca.

O novo modelo de entrada totalmente elétrico será um Volkswagen no sentido genuíno do termo, afirmou Daniela Cavallo, presidente do Conselho Geral e de Trabalhadores do Grupo Volkswagen.

Ainda sem um nome oficial, o carro será posicionado abaixo do ID.2 All, que deve ter sua versão de produção apresentada ainda este ano. O compacto contará com um motor elétrico de 226 cavalos de potência e autonomia de até 450 km no ciclo europeu, além de um porta-malas com capacidade de 490 litros, semelhante ao do Citroën Basalt vendido no Brasil.

Provavelmente, o ID.One será um hatchback de cinco portas com altura um pouco elevada, transmitindo a sensação de um crossover. Os faróis com gráficos de LED 3D estão integrados a uma grade frontal preta, juntamente com o emblema da VW iluminado. Outros destaques incluem as finas luzes diurnas no para-choque dianteiro e os para-lamas esculpidos, sugerindo rodas de liga leve de grande diâmetro.

Volkswagen acelera rumo aos elétricos acessíveis

A Volkswagen tem investido na eletrificação de sua linha com a série ID, incluindo modelos como o ID.3 e o ID.4, que registraram boas vendas em determinados mercados. No entanto, a crescente concorrência de fabricantes chinesas, como a BYD, especialmente no segmento de elétricos abaixo de 30.000 euros, pressiona a montadora alemã a acelerar o desenvolvimento de modelos mais acessíveis.

A expectativa é que o ID.2 All seja revelado até o fim do ano, enquanto o novo modelo popular de entrada só deve chegar ao mercado em 2027. O prazo levanta questionamentos sobre se a Volkswagen conseguirá competir diretamente com os elétricos chineses, que já estão conquistando espaço rapidamente no segmento de baixo custo.

Futuro elétrico da Volkswagen

Apesar da recente transferência da produção do Golf para o México, Thomas Schafer confirmou que a fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, continuará sendo o “coração da marca Volkswagen na era elétrica“. A fábrica será responsável pela produção das próximas gerações dos EVs de alto volume Golf e T-Roc. Esses modelos serão construídos na nova Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP), utilizando um “processo de produção totalmente novo“.

Em um plano descrito como o “maior plano voltado para o futuro na história da Volkswagen“, a empresa se comprometeu a lançar nove novos modelos na Europa até 2027, expandindo seu portfólio de produtos de forma “direcionada”. A VW quer se tornar um “fabricante de grande volume tecnologicamente líder” globalmente até 2030, enquanto “otimiza as estruturas de custo“.

E o Brasil?

Embora a estreia do novo elétrico esteja prevista inicialmente para a Europa, a possibilidade de sua chegada ao Brasil não está descartada. Atualmente, o mercado brasileiro já conta com opções como o Renault Kwid E-Tech (R$ 99.999) e o BYD Dolphin Mini de quatro lugares (R$ 118.800). Além disso, a Volkswagen já manifestou interesse em produzir um compacto elétrico no Brasil, o que poderia abrir caminho para a fabricação local desse novo modelo, tornando-o mais acessível ao consumidor brasileiro.

Com a competição entre Volkswagen e BYD se acirrando no setor de elétricos, a disputa por preços mais baixos e maior autonomia promete movimentar o mercado nos próximos anos. A estratégia da montadora alemã será suficiente para frear a ofensiva das fabricantes chinesas?

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.