A Volkswagen enfrenta um cenário desafiador na Europa, com a possibilidade de não cumprir as metas de emissões estabelecidas pela União Europeia (UE) em 2025. A empresa estima que as penalidades podem chegar a 1,5 bilhão de euros, o equivalente a cerca de US$ 1,6 bilhão.
Rolf Woller, chefe de relações com investidores da Volkswagen, informou analistas sobre as potenciais multas em uma teleconferência na quarta-feira. A situação se agrava pelo fato de que a montadora não lançou novos veículos elétricos em 2024 e também não tem lançamentos previstos para 2025. O novo modelo elétrico ID.2 só deverá chegar ao mercado em 2026, o que dificulta o cumprimento das metas de emissão da UE.

Além da questão das emissões, a Volkswagen tem enfrentado outros problemas, como um vazamento de dados no mês passado que expôs informações de localização de 800.000 veículos elétricos e tensões com revendedores nos Estados Unidos que desejam participar do projeto Scout. A empresa também está passando por um processo de reestruturação, incluindo demissões, para lidar com a crise de excesso de capacidade.
A necessidade de vender mais veículos elétricos (VEs), que possuem margens de lucro menores, em detrimento dos modelos com motores a combustão, que são mais rentáveis, também impacta negativamente os resultados financeiros da Volkswagen.
Ao mesmo tempo, a demanda por veículos elétricos na Europa tem desacelerado, e subsídios para a compra desses veículos têm sido reduzidos em países importantes como Alemanha e Itália. A concorrência com veículos elétricos chineses, mais acessíveis, também aumenta a pressão sobre a montadora.
A Volkswagen não é a única montadora que enfrenta dificuldades para cumprir as metas de emissões da UE. Algumas empresas, como Toyota, Stellantis, Ford e Mazda, estão formando um “super pool” com a Tesla para dividir as emissões e evitar multas.
A Mercedes-Benz também está buscando acordos semelhantes, agrupando suas emissões com Smart, Volvo e Polestar. No entanto, até o momento, a Volkswagen não anunciou nenhum plano de colaboração para o cumprimento das metas.
Diante desse cenário desafiador, a Volkswagen, sob a liderança do CEO Oliver Blume, terá que enfrentar um período de intensa reestruturação e encontrar soluções para evitar as multas da União Europeia e manter a competitividade no mercado automotivo.