A CATL e a Volkswagen firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) estratégico para fortalecer sua colaboração em pesquisa e desenvolvimento de baterias de lítio para veículos de novas energias (NEVs), desenvolvimento de novos materiais e componentes. O anúncio foi feito pela fabricante chinesa de baterias.
As empresas trabalharão em conjunto para desenvolver conceitos e produtos de baterias tecnologicamente avançados e com custos competitivos, segundo a CATL.

No futuro, a colaboração poderá se estender a áreas como reciclagem de baterias, troca de baterias, V2G (vehicle-to-grid), redução de emissões de carbono e transparência na cadeia de fornecimento de matérias-primas para impulsionar a eletrificação. Considerando as inovações no setor, vale a pena conferir como a Huawei e montadoras chinesas revelam estratégias de novos veículos elétricos para 2025.
Em comunicado separado, a Volkswagen informou que a Volkswagen China, SAIC Volkswagen, FAW Volkswagen e Volkswagen Anhui assinaram um MOU com a CATL para estabelecer uma parceria estratégica. O Grupo Volkswagen pretende, assim, otimizar as oportunidades de mercado e avançar na sua estratégia de baterias para oferecer aos consumidores chineses produtos NEV de alta qualidade e custo-benefício.
A CATL é a maior fabricante de baterias do mundo, com uma participação global de 37,9% em 2024, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado sul-coreana SNE Research.
A Volkswagen, por sua vez, entregou 9,03 milhões de veículos em 2024, representando uma queda de 2,3% em relação ao ano anterior. Os modelos BEV (veículos elétricos a bateria) da Volkswagen totalizaram 744.800 unidades entregues globalmente em 2024, uma redução de 3,4% em relação ao ano anterior. Na China, a montadora entregou 2,928 milhões de veículos em 2024, 10% a menos que no ano anterior.
Volkswagen e CATL já colaboraram anteriormente. Em junho de 2021, a CATL anunciou que recebeu a certificação do laboratório de testes de células da Volkswagen, tornando-se a primeira fabricante de baterias do mundo a receber tal certificação. Recentemente, a Volkswagen liberou o T-Cross Comfortline com descontão de R$ 30.970 para liquidar estoque.
A Gotion High-tech, na qual a Volkswagen é a maior acionista, é outra importante fornecedora de baterias para a montadora.