Notícias

Volkswagen e CATL aprofundam parceria estratégica em baterias para veículos elétricos

Visando fortalecer sua colaboração em pesquisa e desenvolvimento de baterias de lítio para veículos elétricos, a CATL e a Volkswagen firmaram uma parceria

A CATL e a Volkswagen firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) estratégico para fortalecer sua colaboração em pesquisa e desenvolvimento de baterias de lítio para veículos de novas energias (NEVs), desenvolvimento de novos materiais e componentes. O anúncio foi feito pela fabricante chinesa de baterias.

As empresas trabalharão em conjunto para desenvolver conceitos e produtos de baterias tecnologicamente avançados e com custos competitivos, segundo a CATL.

Volkswagen e CATL aprofundam parceria estratégica em baterias para veículos elétricos
Foto: Divulgação/Volkswagen

No futuro, a colaboração poderá se estender a áreas como reciclagem de baterias, troca de baterias, V2G (vehicle-to-grid), redução de emissões de carbono e transparência na cadeia de fornecimento de matérias-primas para impulsionar a eletrificação. Considerando as inovações no setor, vale a pena conferir como a Huawei e montadoras chinesas revelam estratégias de novos veículos elétricos para 2025.

Em comunicado separado, a Volkswagen informou que a Volkswagen China, SAIC Volkswagen, FAW Volkswagen e Volkswagen Anhui assinaram um MOU com a CATL para estabelecer uma parceria estratégica. O Grupo Volkswagen pretende, assim, otimizar as oportunidades de mercado e avançar na sua estratégia de baterias para oferecer aos consumidores chineses produtos NEV de alta qualidade e custo-benefício.

A CATL é a maior fabricante de baterias do mundo, com uma participação global de 37,9% em 2024, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado sul-coreana SNE Research.

A Volkswagen, por sua vez, entregou 9,03 milhões de veículos em 2024, representando uma queda de 2,3% em relação ao ano anterior. Os modelos BEV (veículos elétricos a bateria) da Volkswagen totalizaram 744.800 unidades entregues globalmente em 2024, uma redução de 3,4% em relação ao ano anterior. Na China, a montadora entregou 2,928 milhões de veículos em 2024, 10% a menos que no ano anterior.

Volkswagen e CATL já colaboraram anteriormente. Em junho de 2021, a CATL anunciou que recebeu a certificação do laboratório de testes de células da Volkswagen, tornando-se a primeira fabricante de baterias do mundo a receber tal certificação. Recentemente, a Volkswagen liberou o T-Cross Comfortline com descontão de R$ 30.970 para liquidar estoque.

A Gotion High-tech, na qual a Volkswagen é a maior acionista, é outra importante fornecedora de baterias para a montadora.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.