Notícias

Venda de carros elétricos e híbridos atinge 41,8% dos emplacamentos na China

O mercado chinês de veículos eletrificados experimentou um crescimento notável em 2024, representando 41,83% dos emplacamentos de veículos novos no país

O mercado chinês de veículos de nova energia (NEV), que engloba tanto carros totalmente elétricos quanto híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos de autonomia estendida (EREV), experimentou um crescimento notável. Em 2024, os NEVs representaram 41,83% dos emplacamentos de veículos novos no país, um forte indicativo do impacto que a eletrificação está causando na frota automotiva chinesa.

Segundo estatísticas divulgadas, a China encerrou 2024 com 353 milhões de carros em circulação, dos quais 31,4 milhões eram NEVs. Deste total, 22,09 milhões são veículos totalmente elétricos, o que corresponde a 70,34% da frota de NEVs. O crescimento das vendas de NEVs foi exponencial, saltando de 1,2 milhão em 2019 para 11,25 milhões em 2024, um aumento de quase dez vezes em apenas seis anos.

BYD Atto 2 2025
Foto: Divulgação

A expectativa é de que em 2025, os NEVs representem mais da metade das vendas de carros novos. Em alguns meses do segundo semestre de 2024, as vendas mensais já superaram esse patamar. Incentivos governamentais, como subsídios e a diminuição dos custos de manutenção, juntamente com a melhoria da infraestrutura de recarga, têm impulsionado essa transição para veículos eletrificados.

Um outro dado divulgado pelo Ministério da Segurança Pública da China revela que existem 506 milhões de pessoas habilitadas para dirigir carros de passeio. Com 353 milhões de carros em circulação, isso significa que há 150 milhões de pessoas habilitadas a mais do que veículos disponíveis. Esse cenário aponta para um potencial crescimento na demanda por automóveis, impulsionado pelo aumento da riqueza da população.

Em 2024, foram emitidas 22,26 milhões de novas carteiras de motorista na China. A ascensão dos NEVs não apenas redefine a composição da frota automotiva chinesa, mas também demonstra a crescente adoção de tecnologias limpas no setor, consolidando a China como um dos principais mercados globais para veículos de nova energia.

Fonte: Fast Technology

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.