O mercado automotivo alemão registrou um leve declínio nas vendas de veículos chineses em fevereiro, com algumas marcas apresentando desempenhos notáveis. A BYD se destacou com um aumento de 97% em relação ao ano anterior, enquanto a MG liderou o segmento, apesar de uma queda de 12%.
A Nio também apresentou queda, registrando -7%. A Xpeng, que iniciou suas operações na Alemanha em meados de 2024, teve um crescimento de 72% em relação a janeiro, mas não possui dados comparativos ano a ano.

Em comparação, a Tesla registrou 1.429 veículos, uma queda de 76,3% em relação ao ano anterior.
No total, foram registrados 203.434 automóveis de passageiros na Alemanha em fevereiro, uma diminuição de 6% em relação ao ano anterior. Desses, 17,7% (35.949 unidades) eram veículos elétricos a bateria (BEVs), um aumento de 30,8% em relação a janeiro. Os veículos híbridos plug-in (PHEV) atingiram 19.534 unidades, com uma quota de mercado de 9,6% e um aumento de 34%.
Os novos registros de veículos são publicados pela German Federal Motor Authority, que rastreia os registros de novas placas de carros no país, e compilados pela CarNewsChina.
Desempenho das marcas chinesas em fevereiro de 2025:
- MG: A marca pertencente à SAIC liderou com 1.753 veículos registrados, um aumento de 6,6% em relação a janeiro (1.645 unidades), mas uma queda de 12% em relação a fevereiro do ano anterior (1.986 veículos). Em 2024, a MG vendeu 20.977 carros na Alemanha.
- Smart: A marca da Geely registrou 281 veículos, uma queda de 42,7% em relação a janeiro (490 unidades) e de 77% em relação a fevereiro do ano anterior (1.205 veículos). Em 2024, a Smart vendeu 12.463 veículos na Alemanha.
- Polestar: Outra marca da Geely Holding, a Polestar registrou 263 veículos, um aumento de 11,9% em relação a janeiro (235 unidades) e de 60% em relação a fevereiro do ano anterior (164 carros). Em 2024, a Polestar vendeu 3.181 carros na Alemanha.
- BYD: A BYD registrou 185 veículos, uma queda de 21,3% em relação a janeiro (235 unidades), mas um aumento de 97% em relação a fevereiro do ano anterior (94 carros). Em 2024, a BYD vendeu 2.891 veículos na Alemanha.
- Xpeng: A Xpeng registrou 162 veículos, um aumento de 72,3% em relação a janeiro (94 unidades). Não há comparação ano a ano disponível, pois a Xpeng entrou na Alemanha em março de 2024, com as entregas começando no segundo semestre do ano. Em 2024, a Xpeng registrou 362 veículos na Alemanha.
- GWM: A GWM registrou 110 veículos, uma queda de 66,7% em relação a janeiro (330 unidades) e de 34% em relação a fevereiro do ano anterior (166 veículos). Em 2024, a GWM vendeu 3.002 veículos na Alemanha.
- Lynk&Co: A Lynk&Co registrou 29 veículos, um aumento de 625,0% em relação a janeiro (4 unidades) e de 1.350% em relação a fevereiro do ano anterior (2 veículos). Em 2024, a Lynk&Co vendeu 67 veículos na Alemanha.
- Nio: A Nio registrou 25 veículos, um aumento de 38,9% em relação a janeiro (18 unidades) e uma queda de 7% em relação a fevereiro do ano anterior (27 veículos). Em 2024, a Nio vendeu 398 veículos na Alemanha.
- Lotus: A Lotus registrou 24 veículos, uma queda de 42,9% em relação a janeiro (42 unidades) e de 4% em relação a fevereiro do ano anterior (25 veículos). Em 2024, a Lotus vendeu 365 veículos na Alemanha.
- Maxus: A Maxus registrou 2 veículos, uma queda de 71,4% em relação a janeiro (7 unidades) e de 60% em relação a fevereiro do ano anterior (5 veículos). Em 2024, a Maxus vendeu 70 veículos na Alemanha.
Tarifas de importação da União Europeia (UE):
A SAIC, proprietária da MG, foi a mais afetada pelas tarifas de importação da UE, pois foi considerada uma empresa não cooperativa. A MG está sujeita a uma tarifa adicional de 35,3% para a UE, além da tarifa existente de 10%, elevando a taxa tarifária total para 45,3%.
A Geely está sujeita a uma tarifa adicional de 18,8%, elevando o imposto de importação total para 28,8%.
A Xpeng e a Nio, que cooperaram com a investigação anti-subsídio da CE, estão sujeitas a uma tarifa adicional de 20,7% além da tarifa existente de 10%, totalizando 30,7%.