O Toyota Yaris Cross, novo SUV compacto da fabricante, chega ao mercado brasileiro. Sua produção, iniciada na Indonésia, será expandida para a fábrica de Sorocaba (SP), integrando a linha de produção da planta 1, onde atualmente são fabricados os modelos Yaris sedã e hatch.
Com isso, a disputa entre os SUVs compactos no Brasil vai ficar ainda mais competitiva, com modelos como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Renegade como principais rivais.
Um flagra recente, feito pela @bfmsoficial, mostrou um protótipo do Yaris Cross circulando com camuflagem nas proximidades da fábrica da Toyota em São Paulo, confirmando sua chegada iminente.
Desenvolvido como um projeto de baixo custo para mercados emergentes, o Yaris Cross brasileiro compartilhará componentes com o Yaris atual e com a nova geração do modelo produzida no Sudeste Asiático.
No entanto, o modelo nacional difere do Yaris Cross europeu (XP210), sendo maior e mais espaçoso (código AC200). Suas dimensões são: 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,615 m de altura e 2,62 m de entre-eixos.
A versão a gasolina utilizará o mesmo motor 1.5 do Yaris nacional, com potência possivelmente próxima aos 106 cv da versão indonésia (ainda que haja ajustes para compensar o peso do SUV).
Já a versão híbrida flex, uma novidade no mercado brasileiro, utilizará uma variante do motor 1.5 da versão indonésia, combinando um motor a combustão com um motor elétrico, que entregará uma potência combinada de 111 cv. Sua potência com etanol deve ser por volta de 91 cv, além dos 80 cv do motor elétrico. O sistema utilizará uma bateria de íons de lítio, mais eficiente que as baterias de níquel-hidreto metálico.
Na lista de equipamentos do Toyota Yaris Cross 2026, constarão o Toyota Safety Sense, sistema de fixação de cadeirinha infantil ISOFIX, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.
O modelo virá equipado com freios a disco nas quatro rodas, seis airbags de série, controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD, entre outros.