A Tesla veio a público esclarecer as recentes notícias sobre sua colaboração com a gigante chinesa de tecnologia Baidu. Contrariando especulações, a empresa confirmou que a parceria se limita ao uso de dados de mapeamento e navegação, descartando qualquer envolvimento no aprimoramento do sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla na China.
O esclarecimento surge após uma reportagem da Reuters indicar uma cooperação aprofundada entre as duas empresas, com o objetivo de otimizar o FSD para as condições de tráfego e vias específicas da China.

A reportagem da Reuters detalhava que a colaboração focaria na otimização da versão 13 do software FSD. Segundo a publicação, a Baidu teria destacado uma equipe de engenheiros de mapeamento para o escritório da Tesla em Pequim, com o intuito de integrar informações de mapas de navegação, incluindo marcações de faixas e dados de semáforos, ao sistema FSD.
A iniciativa visaria aprimorar a capacidade do FSD de navegar nas complexas redes viárias chinesas, utilizando dados de mapas mais precisos e em tempo real. A resposta oficial da Tesla nega explicitamente essas alegações, afirmando que a parceria não se estende ao aprimoramento de seu sistema inteligente de assistência ao motorista.
Essa negativa ocorre em meio a críticas de alguns proprietários de veículos Tesla na China em relação ao desempenho do sistema de direção assistida. Há relatos de que o software FSD V13, lançado recentemente no país, não foi treinado adequadamente para as condições das estradas locais.

Isso teria levado a infrações de trânsito enquanto o veículo está no modo de direção assistida, como avanços de sinal vermelho, mudanças de faixa incorretas e circulação em faixas exclusivas para ônibus.
Entende-se que a Tesla enfrenta limitações no treinamento de seu sistema FSD para o mercado chinês devido às regulamentações de dados no país. Tais regulamentações restringem a capacidade da empresa de utilizar dados de seus aproximadamente 2 milhões de veículos elétricos no país.
Além disso, normas dos EUA supostamente proíbem o treinamento de software de inteligência artificial para essa finalidade dentro da China. Recentemente, a Tesla China planeja Model Y com preço reduzido para enfrentar a crescente concorrência no mercado local.
Enquanto isso, a busca por alternativas inovadoras continua, como a BYD que apresenta Super e-Platform com carregamento de 1000 kW, dobrando a potência da Tesla, sinalizando avanços significativos na tecnologia de veículos elétricos.