A Tesla está colaborando com a Baidu para otimizar o desempenho de seu sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) na China. A informação foi divulgada pela Reuters, citando fontes familiarizadas com o assunto.
Nas últimas semanas, a Baidu enviou engenheiros de sua equipe de mapeamento para o escritório da Tesla em Pequim. O objetivo é integrar de forma mais eficaz as informações de mapas de navegação da Baidu, como marcações de faixa e sinais de trânsito, com o software FSD versão 13 da Tesla.
Segundo as fontes, essa iniciativa visa aprimorar o conhecimento do FSD V13 sobre as estradas chinesas, utilizando informações de mapas mais precisas e atualizadas.
A Tesla iniciou a distribuição da atualização de software versão 2024.45.32.12 para veículos elegíveis na China em 25 de fevereiro, introduzindo funcionalidades de direção inteligente de alto nível semelhantes ao FSD, embora evitando qualquer menção direta ao termo FSD.
A atualização adiciona navegação urbana ao sistema, mas alguns clientes reclamaram que ela não cumpre a promessa do CEO da Tesla, Elon Musk, de uma implementação completa do FSD na China, conforme relatado pela Reuters.
De acordo com uma fonte, o FSD V13 não foi suficientemente treinado para se adaptar adequadamente às estradas chinesas, levando os motoristas a infringir as regras de trânsito com frequência, como mudar para a faixa errada e passar sinais vermelhos, caso não estejam atentos e reagindo.
A situação da Tesla na China se torna ainda mais complexa quando comparada com outras montadoras locais. Por exemplo, a Leapmotor B10 conquista mais de 30 mil pré-encomendas, demonstrando a competitividade do mercado.
Nos EUA, o FSD não precisa que os mapas de navegação sejam precisos ou atualizados, pois o treinamento local da IA auxilia a tecnologia a dirigir melhor. No entanto, na China, a Tesla não pode utilizar dados de seus 2 milhões de veículos elétricos para treinar o sistema devido às leis de dados do país. Problemas como o furto do emblema do Xiaomi SU7 Ultra exemplificam os desafios específicos do mercado chinês.
Após receberem a atualização de software, diversos blogueiros automotivos locais compartilharam suas experiências com o recurso nas plataformas de mídia social chinesas, com avaliações mistas. A Honda encerra produção de motores a combustão na China, refletindo a crescente mudança para veículos elétricos no país.
O treinamento do algoritmo com dados locais é necessário para proporcionar uma experiência de direção autônoma aprimorada. A Tesla enfrenta um dilema nesse sentido. A China não permite que os dados saiam do país, e a proibição de chips imposta pelo governo dos EUA impediu a Tesla de construir um centro de computação em larga escala na China. Enquanto isso, a Tesla Cybertruck tem lançamento confirmado na Austrália, demonstrando a expansão da empresa em outros mercados.
O veículo elétrico (EV) da Tesla Model Y em exibição no salão de veículos de nova energia de Xangai em junho de 2024: