A Suzuki anunciou a suspensão temporária dos pedidos do Jimny Nomade no Japão devido à altíssima demanda. Em apenas quatro dias após o lançamento, a montadora japonesa registrou cerca de 50 mil encomendas para o SUV, um número que superou em muito sua capacidade de produção.
O Jimny Nomade, versão de cinco portas do popular jipe, tem produção exclusiva na fábrica da Suzuki na Índia. A procura pelo modelo foi tamanha que a empresa se viu obrigada a pausar os pedidos, conforme comunicado oficial em seu site.
“Pedimos desculpas aos clientes que consideram a compra do Jimny Nomad devido à suspensão dos pedidos. Agradecemos muito o seu interesse em nossos produtos. O Jimny Nomad foi muito bem recebido e recebemos pedidos que excedem em muito nossa capacidade de produção. Como resultado, estaremos suspendendo temporariamente os pedidos. Forneceremos atualizações sobre quando os pedidos serão reabertos, considerando a situação futura da produção. Pedimos sinceras desculpas pelo inconveniente e agradecemos a sua compreensão“, diz a nota da Suzuki.
A grande procura pelo Jimny Nomade se deve, em grande parte, à maior praticidade oferecida pelo modelo. Com um entre-eixos mais longo e duas portas extras, o SUV se tornou mais confortável e adequado para o uso diário, sem perder seu visual robusto e características off-road. Apesar de ser 340 mm mais comprido que a versão de três portas, o Jimny Nomade mantém dimensões compactas, com 3.890 mm de comprimento.
A produção limitada do Jimny Nomade para o mercado japonês, de apenas 1.200 unidades por mês, implica que os compradores que já fizeram seus pedidos terão que aguardar cerca de três anos e meio para receber seus veículos. As primeiras entregas no Japão estão previstas para 3 de abril.
Além do Japão, o Jimny Nomade está sendo exportado para outros mercados, incluindo o Sudeste Asiático, África do Sul, América Latina e Oriente Médio. A Suzuki cancelou todos os eventos de exibição do Jimny Nomade no Japão como resposta à alta procura. A montadora busca, agora, organizar a produção para atender aos pedidos já realizados, sem previsão para reabertura da carteira de pedidos.