A Xpeng (NYSE: XPEV) expande sua atuação para o mercado do Reino Unido com o lançamento oficial do SUV elétrico G6, marcando um passo importante na estratégia global da montadora chinesa. O Reino Unido, um dos principais mercados com direção do lado direito, recebe o primeiro modelo da Xpeng adaptado para essa configuração.
O Xpeng G6 estará disponível em duas versões:
- Standard Range: Preço a partir de £39.990 (aproximadamente US$49.800).
- Long Range: Preço a partir de £44.990.

As entregas do G6 com direção do lado direito no Reino Unido estão programadas para começar em março.
O lançamento do G6 na China ocorreu em 29 de junho de 2023, com as primeiras entregas no início de julho. O SUV é posicionado como um concorrente direto do Tesla Model Y, um dos veículos elétricos mais vendidos globalmente. Para saber mais sobre os modelos da marca, veja este artigo sobre a Xpeng anuncia versão Max do Mona M03 com direção autônoma aprimorada para maio.
Na China, o preço inicial do G6 é de RMB 199.900 (cerca de US$27.360), inferior ao preço inicial do Model Y fabricado localmente, que é de RMB 263.500. Os preços mais elevados em mercados internacionais refletem custos adicionais, como transporte e tarifas de importação. Vale lembrar que outras Montadoras chinesas de EVs veem grande oportunidade no Reino Unido.
Em novembro do ano passado, a Xpeng firmou um acordo de parceria com a IML (International Motors Ltd), um grupo líder de concessionárias europeias, para facilitar a entrada no mercado do Reino Unido.
A Xpeng e a IML planejam inaugurar 20 concessionárias no Reino Unido em 2025, com o objetivo de estabelecer uma forte presença local e oferecer uma rede de suporte ao cliente mais abrangente, conforme declarado no comunicado de imprensa da montadora.

“Nosso lançamento no Reino Unido, em parceria com a International Motors Ltd (IML), marca um passo significativo na expansão europeia e global da Xpeng”, afirmou Brian Gu, vice-presidente e presidente da Xpeng.
No evento de lançamento do G6 no Reino Unido, a Xpeng também exibiu o sedã P7+, o SUV G9, o MPV (veículo multiuso) X9 e o carro voador X2 da Xpeng Aeroht.
A Xpeng Aeroht, subsidiária da Xpeng, é a maior empresa de eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) da Ásia, de acordo com seu comunicado de imprensa.
A Xpeng reafirmou sua meta de expandir sua presença para mais de 60 países e regiões até o final de 2025. Até o final de 2024, a Xpeng já havia entrado nos mercados automotivos de 30 países e regiões.
He Xiaopeng, presidente e CEO da empresa, declarou no início deste mês que a Xpeng almeja que metade de suas vendas de carros venha de mercados estrangeiros nos próximos 10 anos.