A Stellantis anunciou a aquisição integral das ações da joint venture que mantinha desde 2018 com a multinacional belga Punch Powertrain, especializada na produção de sistemas de transmissão e propulsão para a indústria automotiva. A decisão confere à Stellantis o controle total sobre as atividades de produção da transmissão eDCT nas instalações de Metz, na França, e no complexo de Mirafiori, em Turim, Itália.
A tecnologia eDCT (transmissão de dupla embreagem eletrificada) integra um motor elétrico de 21 kW a uma transmissão de dupla embreagem. Este motor elétrico atua em situações de baixa demanda de torque, como em condução urbana ou velocidades constantes, permitindo que o motor a combustão interna permaneça desligado por até 50% do tempo em ciclos urbanos.
A transmissão eDCT também se destaca pela redução de peso e otimização de custos de produção, além de contribuir para a economia de combustível e a diminuição de emissões.
A decisão da Stellantis de gerenciar diretamente o desenvolvimento e a produção da transmissão eDCT está alinhada com seu plano estratégico de expansão e renovação da sua gama de veículos MHEV (híbridos leves) e PHEV (híbridos plug-in).
A empresa busca fortalecer sua posição no mercado de veículos eletrificados, otimizando a produção e integrando tecnologias-chave. Audi aprimora híbridos com tecnologia MHEV plus e motor elétrico no câmbio.
A medida evidencia o compromisso da Stellantis com a eletrificação de sua linha e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para seus veículos. A aquisição total da joint venture marca um passo importante na estratégia da empresa para liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável. Stellantis busca recuperação nos EUA com metas ambiciosas para Jeep e Ram.