A Huawei Intelligent Automotive Solution BU, em colaboração com a BAIC, prepara o lançamento do sedã Stelato S9 EREV, visando um preço de entrada mais acessível no mercado chinês. A novidade tem como objetivo alavancar o volume de vendas da linha Stelato.
Richard Yu, executivo da Huawei, anunciou que foram investidos 1 bilhão de yuans (aproximadamente US$ 138 milhões) no projeto Stelato S9. O aporte financeiro será direcionado para aprimorar seis aspectos cruciais, incluindo inteligência embarcada e autonomia.

Visualmente, o Stelato S9 EREV compartilha o design elegante da versão elétrica, com faróis de LED em formato de manopla e uma ampla entrada de ar inferior. O sensor LiDAR permanece posicionado no topo do veículo.
Para otimizar a aerodinâmica, o S9 EREV apresenta linhas de carroceria fluidas e maçanetas embutidas. As rodas multi-raios estarão disponíveis em dois tamanhos: 20 e 21 polegadas.
O conjunto motriz do Slelato S9 EREV é composto por um motor 1.5 turbo a gasolina (código A156T2H) com 118 kW (158 cv) e um motor elétrico traseiro de 227 kW (304 cv). A capacidade da bateria não foi divulgada. Modelos como o Tesla Model Y de baixo custo também estão sendo planejados, mostrando a competição acirrada no mercado.
O Stelato S9 é um sedã de dimensões generosas, com 5.160 mm de comprimento, 2.005 mm de largura e 1.485 mm de altura. A distância entre eixos é de 3.050 mm.
A estratégia da Huawei e BAIC com o Stelato S9 EREV é reduzir o preço inicial do modelo, que atualmente é de 399.800 yuan (cerca de US$ 55.240). O preço elevado tem sido um obstáculo para as vendas, com apenas 4.688 unidades comercializadas entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, distante da meta anual de 120.000 unidades. Outras empresas também estão inovando, como a Mercedes-Benz com o CLA elétrico, que promete grande autonomia.
A Stelato é uma *joint venture* entre a Huawei e a BAIC, sendo esta responsável pela fabricação dos veículos para a gigante tecnológica.