Shanghai anunciou a ampliação dos subsídios para quem trocar de carro em 2025. Agora, não importa se o veículo antigo está registrado em outra cidade chinesa — ele também dá direito ao incentivo. O valor pode chegar a até 15 mil RMB, dependendo do tipo de carro comprado.
A medida busca incentivar o consumo e movimentar o mercado automotivo local, onde estão grandes fabricantes como SAIC Motor, Nio e a fábrica da Tesla. Em 2024, o país já havia implementado uma política nacional para estimular a troca de veículos antigos, que foi reforçada no começo de 2025. Aliás, a Nio avança em novos acordos para estações de troca de baterias na China.
Os novos subsídios valem de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025. Para quem quiser um carro elétrico, o desconto é de 15 mil RMB, desde que o modelo custe ao menos 100 mil RMB. Para os modelos a gasolina, o valor do subsídio é um pouco menor: 13 mil RMB. Em ambos os casos, o comprador só pode aproveitar o benefício uma vez no ano.

A cidade é uma das mais favoráveis aos veículos elétricos na China. Quem compra um EV tem direito a uma placa verde gratuita. Já para veículos a gasolina ou híbridos, é preciso disputar uma placa azul em leilões, que em março chegaram a custar mais de 94 mil RMB.
Shanghai tinha, até o fim de 2024, mais de 5 milhões de carros registrados. Durante anos, muitos moradores optaram por registrar seus veículos em outras cidades, devido à dificuldade de conseguir uma placa local — especialmente antes da popularização dos modelos elétricos. As vendas de veículos NEV na China disparam em março de 2025.
Apesar de permitir carros com placas de outras regiões, Shanghai impõe algumas restrições. Esses veículos não podem circular em certas vias expressas durante o dia e em áreas centrais dentro do anel viário interno, o que limita sua circulação nos horários de maior movimento.