A BYD vai começar a produzir o Dolphin Mini em junho na nova fábrica de Camaçari, na Bahia. Essa será a primeira unidade de montagem da marca fora da Ásia, com capacidade inicial de 150 mil carros por ano, podendo chegar a 300 mil até 2027. O modelo será vendido no Brasil e também exportado para outros países da América Latina.
O compacto elétrico, lançado por aqui em fevereiro de 2024, já passou das 21 mil unidades vendidas no Brasil, ultrapassando o Dolphin “irmão maior” e se firmando como o carro elétrico mais vendido do país. O plano da montadora é começar a montagem com kits importados da China (SKD/CKD) e, até o fim de 2025, aumentar o uso de peças nacionais, o que deve ajudar a baratear o preço final.

A produção do Dolphin Mini faz parte de um investimento de R$ 5,5 bilhões da BYD na planta de Camaçari, que foi construída com estrutura para fabricar até 12 modelos diferentes. Apesar de especulações iniciais, o SUV Song Pro ficou de fora da primeira fase de produção.
Outras marcas como a Nissan N7 elétrico lançado na China com autonomia de até 625 km tambem apostam em baterias de longa duração para seus modelos.
Ainda em 2025, o Dolphin Mini vai passar por uma reestilização. O novo visual, que já apareceu na China com o nome de Seagull, traz para-choque com entrada de ar menor e detalhe em forma de alavanca, além de câmeras 360° e sensores dianteiros. Por dentro, a central multimídia ganha uma interface renovada e perde a função giratória.
O modelo mede 3,78 metros de comprimento e acomoda até cinco ocupantes. Seu motor elétrico entrega 75 cv de potência e 13,6 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. A bateria Blade de 38,8 kWh oferece até 280 km de autonomia, segundo o Inmetro.
Na China, a versão reestilizada do Dolphin Mini (Seagull) parte de 69.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 58 mil. Por aqui, o preço ainda não foi confirmado, mas a fabricação nacional deve ajudar a diminuir os custos em relação aos modelos importados. A BYD inicia construção de fábrica de NEVs no Camboja, mostrando a expansão global da empresa.