Desligar um carro automático parece simples, mas a forma correta é crucial para a integridade do veículo. O procedimento protege a transmissão e garante que o carro permaneça seguro ao estacionar, evitando danos a longo prazo e reduzindo o desgaste de componentes importantes. A seguir, detalhamos os passos essenciais para um desligamento seguro.
Para desligar corretamente um carro automático, comece garantindo que o veículo esteja completamente parado, com o pé no pedal do freio. Depois, mova a alavanca de câmbio para a posição “N” (Neutro), o que vai aliviar a pressão sobre a transmissão. Em seguida, puxe o freio de mão para evitar que o carro se mova. Libere o pedal do freio lentamente, deixando o freio de mão assumir o peso do veículo. Coloque a alavanca na posição “P” para travar a transmissão e, por fim, desligue o motor.

É importante colocar a alavanca em “N” antes de acionar o freio de mão e engatar o “P” para evitar danos às engrenagens de transmissão, evitando trancos e sobrecargas, especialmente em superfícies inclinadas. Mudar diretamente para “P” enquanto o carro ainda estiver em movimento pode prejudicar a lubrificação da transmissão. A Toyota convoca recall para Corolla Cross por falha nos eixos de transmissão.
Em carros com motor turbo, é recomendado aguardar alguns segundos após uma condução intensa antes de desligar o motor, para permitir que o sistema de refrigeração e lubrificação funcione corretamente e proteja o turbo.
Alguns erros comuns ao desligar um carro automático incluem engatar o “P” antes de puxar o freio de mão, o que pode danificar o mecanismo de estacionamento, ou passar diretamente de “D” para “P”, causando trancos na transmissão. Também é importante não confiar apenas no “P” quando o carro está em uma ladeira, pois o peso do veículo pode forçar o mecanismo de “P”, dificultando a mudança de marcha.

Dependendo do tipo de transmissão, os cuidados podem variar. No caso de um conversor de torque, siga o procedimento padrão, acionando o freio de mão antes de engatar o “P”. Para veículos com transmissão CVT, alguns modelos podem impedir a mudança para “P” sem o freio de mão acionado. Já as parcerias de dupla embreagem (DCT), que são mais sensíveis ao calor, ativam um breve intervalo antes de desligar o motor após uso intenso.
Adotar essas práticas simples ajuda a manter o carro automático em boas condições, evitando problemas e prolongando a vida útil da transmissão.