A Rolls-Royce anunciou um investimento de £ 300 milhões em sua fábrica de Goodwood, no Reino Unido. O montante, o maior já recebido pela planta, será direcionado para a expansão do programa de personalização da marca e para o desenvolvimento de novos veículos elétricos. A fabricante de luxo também confirmou que não pretende produzir modelos híbridos, mantendo seu foco na transição para a eletrificação total.
O investimento impulsionará o programa de personalização da Rolls-Royce, que se divide em duas vertentes: Bespoke, onde os clientes podem escolher cores e materiais para modelos como o Spectre, Cullinan, Ghost e Phantom; e o Coachbuild, responsável pela criação de modelos exclusivos, como o Droptail. Em 2024, a personalização Bespoke registrou um crescimento de 10%, com o Phantom de longa distância entre-eixos e o Spectre sendo os carros mais personalizados.
De acordo com o CEO da Rolls-Royce, Chris Brownridge, a fábrica de Goodwood opera atualmente em capacidade máxima, produzindo até 26 carros por dia. O novo investimento não visa aumentar a capacidade de produção, mas sim atender à crescente demanda por personalização, que exige mais espaço e tempo de produção.
Além da personalização, parte do investimento será utilizada para a produção de um novo modelo elétrico, previsto para ser revelado no final deste ano. Este novo veículo é fruto do feedback positivo obtido com o cupê elétrico Spectre, que incentivou a marca a seguir com sua estratégia de eliminar gradualmente os modelos a combustão até 2030. A decisão da Rolls-Royce de não investir em híbridos reforça seu compromisso com a eletrificação total, mesmo que outras empresas estejam adotando abordagens diferentes.
Chris Brownridge enfatizou que a Rolls-Royce busca a perfeição e não oferecerá modelos de transição entre motores a combustão e elétricos, afirmando que as tendências do mercado não necessariamente se alinham com a demanda de seus clientes.