A Honda, buscando reverter a queda nas vendas na China, firmou parceria com a Huawei para integrar sistemas de direção inteligente em seus veículos elétricos da marca Ye. Os modelos Ye S7 e Ye P7 serão os primeiros a receber a tecnologia.
A linha Ye, criada especificamente para o mercado chinês, é fruto de uma colaboração entre as joint ventures da Honda: a Dongfeng Honda, responsável pelo Ye S7, e a GAC Honda, que produz o Ye P7. Inicialmente, os veículos deveriam ter sido lançados no ano passado, mas atrasos ocorreram devido a insatisfação de investidores japoneses com a tecnologia de direção autônoma e a comunicação de marketing da marca. Segundo relatos, os investidores consideravam que as tecnologias não atendiam às expectativas.

A solução encontrada foi a colaboração com a Huawei, que já fornecia o sistema de cockpit inteligente para a linha Ye. Agora, a gigante chinesa fornecerá também o sistema de condução autônoma Qiankun ADS, reconhecido por sua precisão e comparável à experiência de um motorista humano experiente, com funcionalidades como o Navigation Cruise Assist (NCA), que opera desde o estacionamento até o destino. Além da Honda, a Huawei fornece sistemas de assistência à condução para diversas montadoras chinesas, como Dongfeng, Changan, GAC, BAIC, Seres, Chery e JAC.
Integração de tecnologias e futuro da linha Ye
Inicialmente, a linha Ye utilizará o sistema de direção autônoma da Huawei, mas a Honda planeja adicionar, futuramente, o sistema Honda Sensing 360+ em paralelo à tecnologia da parceira chinesa. Isso mostra o interesse da montadora japonesa em manter sua própria tecnologia de direção inteligente no mercado chinês.
Desafios e estratégias da Honda na China
Apesar de ter sido uma das marcas mais vendidas na China por muitos anos, a Honda enfrentou uma queda de mais de 30% nas vendas entre janeiro e novembro de 2024, com 769.547 unidades vendidas contra 1.064.975 no mesmo período de 2023, segundo dados do China EV DataTracker. A crescente demanda por veículos elétricos e inteligentes é apontada como principal causa dessa retração. A Honda tentou responder a essa tendência com o lançamento da marca e:N, mas sem sucesso.

A marca Ye surge como uma nova tentativa da Honda para se restabelecer no mercado chinês. Os veículos são desenvolvidos por uma equipe de P&D com uma média de idade de 32 anos e contam com fornecedores como CATL (baterias), Huawei e iFlytek (softwares). Os principais destaques dos modelos Ye S7 e Ye P7 incluem um AR-HUD (Head-Up Display de realidade aumentada) de 40 polegadas e uma bateria ternária NMC de 89,8 kWh.
A crescente demanda por veículos elétricos e inteligentes é apontada como principal causa dessa retração. A Honda tentou responder a essa tendência com o lançamento da marca e:N, mas sem sucesso. A marca Ye surge como uma nova tentativa da Honda para se restabelecer no mercado chinês.
Os principais destaques dos modelos Ye S7 e Ye P7 incluem um AR-HUD (Head-Up Display de realidade aumentada) de 40 polegadas e uma bateria ternária NMC de 89,8 kWh.

A Honda planeja adicionar, futuramente, o sistema Honda Sensing 360+ em paralelo à tecnologia da parceira chinesa.