O Renault Arkana E-Tech Hybrid foi a grande atração do Renault Summer Experience 2025, realizado em Cariló, na Argentina. Apresentado na versão Esprit Alpine, o SUV cupê marca a chegada do primeiro veículo híbrido da linha E-Tech ao país vizinho.
Equipado com um motor 1.3 TCe de 140 cavalos, o Arkana conta com transmissão automatizada de dupla embreagem EDC de 7 marchas e paddle shifters. Pablo Sibila, presidente da Renault Argentina, destacou que o modelo é um sucesso da estratégia Renaulution, já conquistando mais de 50 países, incluindo Europa e Ásia. Ele ressaltou ainda que o lançamento representa um avanço na gama da marca na região, combinando design, inovação e eficiência.
Apesar do lançamento na Argentina, a Renault planeja expandir a oferta do Arkana para outros mercados da América Latina. No Brasil, o SUV já foi flagrado em testes sem camuflagem, indicando uma possível chegada ao país. Contudo, o design atual do veículo pode ser considerado um tanto datado.
A Renault já prepara um novo SUV cupê, baseado na nova geração do Dacia Duster e utilizando a plataforma RGMP, a mesma do Kardian. Este novo modelo, que deverá contar com motorização 1.3 TCe E-Tech Hybrid, surge como forte candidato ao mercado brasileiro.
A Horse, fornecedora de motores e transmissões da Renault, já produz no Brasil o motor 1.3 turbo flex. Este motor inclui o sistema Starter-Generator (BSG), que utiliza uma bateria de lítio e os modos “Sailing Stop” ou “Sailboat”. O sistema opera entre 30 e 140 km/h, adicionando oito cavalos de potência e garantindo energia para componentes como ar condicionado e tela multimídia. O preço do Arkana E-Tech Hybrid ainda não foi divulgado.