A produção global de veículos leves em 2024 alcançou um total provisório de 79,22 milhões de unidades, um número praticamente inalterado em relação aos 79,19 milhões de unidades produzidas em 2023. Este dado, divulgado pela Automotive World, revela uma estabilidade inesperada, já que se previa uma queda de 1,8%, com um volume estimado em 76,7 milhões de unidades.
Inicialmente, esperava-se que a Ásia e a Europa apresentassem quedas de 3,8% e 1,4%, respectivamente. No entanto, ambas as regiões mantiveram números de produção mais ou menos estáveis. Já a América do Norte, que tinha uma projeção de crescimento de 3,3%, registrou um aumento de apenas 1,8%.
Antes da pandemia de COVID-19, a produção anual global se encaminhava para a marca de 100 milhões de unidades. No entanto, diversos fatores têm mantido os níveis de produção abaixo do esperado. A pressão econômica sobre os consumidores, as questões geopolíticas e os contínuos problemas na cadeia de suprimentos – especialmente no setor de veículos elétricos (VEs), cujo crescimento tem sido mais lento do que o desejado pelos governos europeus – são alguns dos elementos que contribuem para esse cenário.
A instabilidade no mercado de trabalho também é uma preocupação. Um relatório da associação alemã do comércio automotivo (VDA) indica que a indústria poderia perder 190.000 empregos na Alemanha até 2035, sendo que um quarto dessas perdas já ocorreu. Esse cenário é reflexo da transição para veículos elétricos, autônomos e definidos por software.
Segundo a CLEPA, associação europeia de fornecedores, 86.000 empregos no setor de fornecimento foram perdidos desde 2023. Apesar da criação de novos postos de trabalho na produção de veículos elétricos e baterias, o continente europeu registrou uma perda líquida de 56.000 empregos.
A complexidade em comparar diferentes conjuntos de dados sobre cortes de empregos dificulta a obtenção de um quadro definitivo da situação. No entanto, o impacto da transformação tecnológica e da transição para a eletrificação é evidente tanto na produção quanto no mercado de trabalho do setor automotivo.