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Produção de veículos no Reino Unido cai em janeiro

Com uma produção de 78.012 unidades em janeiro, o Reino Unido registrou uma queda de 17,7% no primeiro mês do ano

A produção de veículos no Reino Unido registrou uma queda de -17,7% no primeiro mês do ano, com as fábricas produzindo 71.104 carros e 6.908 veículos comerciais (CVs), totalizando 78.012 unidades, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT).

O desempenho segue um janeiro forte no ano anterior, quando a produção de carros e CVs aumentou 21,0% e 27,5%, respectivamente, e reflete a fragilidade em mercados-chave, notadamente a UE, China e o próprio Reino Unido, combinada com as mudanças planejadas de modelos. É importante notar que outras montadoras, como a GWM, registram o facelift do Haval H6, indicando mudanças no mercado global.

A produção no Reino Unido de veículos elétricos a bateria (BEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV) aumentou 1,5%, para 30.028 unidades, representando 42,2% de todos os carros fabricados em janeiro, o maior desempenho mensal desde dezembro de 2022 (47,2%). A maior parte da produção geral de automóveis (80,4%) foi destinada à exportação, embora os volumes tenham caído -9,2%, para 57.140 unidades. A produção para o mercado do Reino Unido, enquanto isso, caiu -30,4%, para 13.964 unidades.

A UE, o maior mercado global para carros construídos na Grã-Bretanha, absorveu mais da metade (52,0%) das exportações de carros, seguida pelos EUA (18,6%), China (6,2%), Turquia (3,5%) e Japão (3,4%). Enquanto os embarques para a UE e a China caíram -11,2% e -46,3%, aqueles para os EUA, Turquia e Japão aumentaram, 12,4%, 36,9% e 8,1%, respectivamente.

A demanda por exportação também continuou a impulsionar a produção de CVs, respondendo por 61,7% da produção de vans, caminhões, táxis, ônibus e microônibus do Reino Unido. 4.259 unidades foram enviadas para o exterior, um declínio ano a ano de -46,6%, com 97,1% destinados à UE. Os volumes para o mercado do Reino Unido também caíram, -31,1%, para 2.649 unidades. O desempenho deve ser definido no contexto, no entanto, com um janeiro particularmente forte no ano passado – que viu a melhor produção de CVs desde 2008 – agravando o declínio.

A notícia surge em meio à reestruturação de fábricas e à implementação mais lenta do que o previsto de novos modelos, à medida que os fabricantes respondem à demanda mais fraca no Reino Unido e em outros mercados importantes. Dadas as significativas apostas em jogo, a indústria está instando o governo a garantir que as necessidades do setor automotivo do Reino Unido estejam no centro de suas próximas estratégias industriais e comerciais. Essa situação se assemelha ao que ocorre com montadoras japonesas que buscam proteção governamental contra tarifas dos EUA.

Essas estratégias devem ser combinadas com medidas para garantir um mercado doméstico saudável, especialmente para veículos elétricos – uma consideração fundamental de investimento – e a liberação rápida dos £2 bilhões prometidos pelo governo para impulsionar o setor por meio do Fundo de Transformação Automotiva. Fazer isso ajudaria a reforçar a competitividade do maior exportador de bens manufaturados do Reino Unido, um setor com potencial para gerar £50 bilhões em crescimento no Reino Unido na próxima década. Em relação ao mercado de carros elétricos, a Tesla inicia as entregas do Model Y com facelift na China, mostrando a movimentação do mercado.

Mike Hawes, executivo-chefe da SMMT, disse:

“Os produtores de veículos do Reino Unido enfrentam uma tempestade perfeita de incerteza comercial global, condições de fabricação desafiadoras e uma transição de mercado que está se mostrando mais difícil do que o esperado. O setor está fazendo tudo o que pode para manter os planos de produção no caminho certo, mas precisa que o governo garanta que o setor automotivo esteja no centro de suas próximas estratégias industriais e comerciais, com o financiamento prometido investido o mais rápido possível. Fazer isso ajudará a garantir nossa competitividade e salvaguardar os bilhões de libras de investimento, empregos e crescimento econômico que agora estão em jogo.”

SMMT Vision 2035

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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