A Ford anunciou um recall que abrange mais de 270 mil unidades dos SUVs Bronco Sport e picapes Maverick devido a problemas em suas baterias de 12 volts. O recall afeta os modelos Bronco Sport fabricados entre 2021 e 2023, e as picapes Maverick de 2022 e 2023, totalizando 272.817 veículos.
Segundo a montadora, defeitos de fabricação nas baterias Camel EFB, incluindo falhas no ‘Cast On Strap’ (COS) e soldas internas, podem causar curtos-circuitos. Investigações apontaram que o processo de fabricação do COS posicionava os terminais das placas da bateria muito próximos às paredes da cinta, além de soldas fracas.
A falha da bateria pode causar inconvenientes como a perda de alguns sistemas elétricos ou a dificuldade de partida, seja após período de estacionamento ou com o funcionamento do sistema start-stop. Em cenários extremos, a falha poderia afetar o funcionamento do motor, direção hidráulica e servo freio enquanto o veículo estiver em movimento, o que representa um risco significativo à segurança.
Este não é o primeiro recall relacionado a baterias para esses modelos. Em abril de 2024, a Ford havia realizado um recall envolvendo 456.565 unidades dos Bronco Sport e Maverick devido à perda de potência do motor e de acessórios elétricos.
Na ocasião, o problema foi atribuído à calibração incorreta dos módulos de controle do corpo e do trem de força, que não conseguiam detectar falhas na bateria. A solução então foi uma atualização de software. Desta vez, no entanto, a Ford recomenda que as concessionárias verifiquem fisicamente as baterias dos veículos.
Se o veículo já estiver equipado com uma bateria de 12V AGM (Absorbed Glass Mat) da Ford, nenhuma ação é necessária. Caso contrário, as concessionárias farão a substituição por uma bateria aprovada pela montadora.