Policiais de vários países estão começando a usar inteligência artificial para identificar motoristas distraídos no trânsito. Novas câmeras instaladas nas estradas conseguem ver se o motorista está mexendo no celular ou se esqueceu de colocar o cinto de segurança.
Em Minnesota, nos Estados Unidos, o Departamento de Polícia de South Lake Minnetonka (SLMPD) registrou cerca de 10 mil infrações só no mês de fevereiro. Isso foi possível graças a um sistema chamado Acusensus Heads-Up, que usa quatro câmeras infravermelhas montadas em um trailer.
Elas funcionam tanto durante o dia quanto à noite. Apesar de não serem escondidas, muitos motoristas simplesmente não reparam nelas — o que acaba facilitando o flagrante de quem está distraído. Desde abril, a fiscalização ficou ainda mais rigorosa, com a combinação de câmeras fixas e móveis em diferentes pontos da cidade.
Essas câmeras são diferentes das de radar que a gente já conhece. Elas não geram multas automaticamente. As imagens captadas são enviadas para policiais que estão mais à frente, e só depois é que a abordagem é feita. Quem for flagrado pela primeira vez pode receber uma multa de 100 dólares, e o valor pode subir para 300 em caso de reincidência. Se não houver infração, as imagens são apagadas em poucos minutos.
Além disso, o Escritório de Segurança de Trânsito de Minnesota informou que veículos descaracterizados também estão sendo usados, com câmeras de ambos os lados, para flagrar quem está desatento ao volante.
O uso de celulares, telas sensíveis ao toque e outros recursos tecnológicos dentro dos carros têm aumentado os casos de distração ao dirigir. Em Minnesota, por exemplo, é permitido tocar rapidamente no celular para atender uma ligação, mas é proibido segurar o aparelho, mandar mensagens, assistir vídeos ou jogar enquanto dirige.
A polícia já usa câmeras no trânsito há décadas, mas a tecnologia de hoje vai muito além de medir a velocidade. Agora, com a ajuda da inteligência artificial, é possível identificar comportamentos perigosos e tirar de circulação motoristas que colocam outras pessoas em risco — e isso tem acontecido com frequência em várias partes do mundo.
O programa só entrou em operação no início deste ano, mas já ficou claro que a direção distraída é muito mais prevalente do que qualquer um poderia ter previsto. A campanha de segurança está agora sendo intensificada até abril numa repressão ainda mais rigorosa que combina câmeras rodoviárias e móveis. Essas iniciativas acompanham o ritmo das inovações no setor, como a Hyundai que aprimora o transporte acessível com soluções inovadoras de mobilidade, visando um futuro mais seguro e eficiente nas estradas.
De acordo com o Star Tribune, o sistema Acusensus Heads-Up Camera Enforcement do SLMPD detectou 10.000 violações na Hwy. 7 em fevereiro, embora apenas 300 desses casos tenham resultado em um aviso ou citação.