A Firefly, nova marca da Nio voltada ao segmento de elétricos acessíveis, já teve seu primeiro modelo lançado no dia 19 de abril, com preço a partir de 119.800 yuan (cerca de US$ 16.410). As entregas começam em 29 de abril, e os carros já virão com o pacote de baterias incluído.
Para incentivar as vendas iniciais, a Nio está oferecendo um subsídio de carregamento de 3.000 yuan (cerca de US$ 410). De acordo com Daniel Jin, presidente da Firefly, o valor cobre quase dois anos de recarga, funcionando como um atrativo para quem ainda está em dúvida sobre a compra.
Apesar de inicialmente ter planejado estações de troca de bateria exclusivas para a nova marca, a Nio decidiu seguir outro caminho. A empresa avaliou que o volume de produção da Firefly, por enquanto, não justifica o investimento em uma infraestrutura própria.
A ideia original incluía até o desenvolvimento de uma estação compacta e fácil de instalar, chamada de “containerizada”, totalmente integrada aos carros da Firefly. Esse projeto chegou a ser finalizado, mas acabou sendo engavetado.
Agora, os veículos da Firefly vão usar a rede de estações de quinta geração da própria Nio, que será compatível também com as marcas Onvo e Nio. A estreia dessa nova geração de estações está prevista para o início do próximo ano. A Firefly também adota chips da Horizon Robotics para sistema de assistência ao condutor.
A mudança marca uma virada importante na estratégia da Nio. Em um primeiro momento, chegou-se a considerar a instalação de 12 a 20 estações de demonstração em áreas com maior número de usuários da Firefly. Mas a empresa concluiu que isso não seria financeiramente viável.
Enquanto isso, a Firefly seguirá adotando a tecnologia de troca de baterias Choco-Swap, desenvolvida em parceria com a gigante de baterias CATL. A colaboração entre as empresas visa ampliar a maior rede de troca de baterias do mundo, já anunciada pela Nio em março. A DiDi expande operações na América Latina com foco em veículos elétricos.