A Nio e a CATL firmaram um acordo estratégico para construir conjuntamente a maior rede de troca de baterias para veículos de passageiros do mundo. O objetivo é impulsionar a adoção de veículos elétricos (VEs) com sistema de troca de baterias e estabelecer um padrão unificado para essa tecnologia.
O acordo foi assinado na sede da CATL, em Ningde, província de Fujian, com a presença dos CEOs William Li (Nio) e Robin Zeng (CATL). A nova marca da Nio, Firefly, adotará o padrão Choco-SEB da CATL. Além disso, a CATL investirá 2,5 bilhões de yuan (equivalente a 346 milhões de dólares) na Nio Power, unidade de troca de baterias da Nio.
Segundo o comunicado, as redes de troca de baterias da Nio e da CATL operarão em paralelo. Os veículos da Nio continuarão utilizando a rede existente da marca, enquanto os modelos da Firefly adotarão o padrão Choco-SEB da CATL.
A CATL revelou o padrão Choco-SEB em dezembro, juntamente com 10 modelos de montadoras como Changan, SAIC, Wuling e GAC Aion, que contarão com a troca de baterias no padrão Choco. Os modelos da Firefly também farão parte dessa aliança. Em um contexto onde a BYD avalia construir terceira fábrica na Europa, a padronização de baterias ganha ainda mais relevância.
De acordo com Robin Zheng, CEO da CATL, a empresa planeja construir 1.000 estações de troca de baterias no próximo ano, com o objetivo final de alcançar 30.000 estações na China. “Continuaremos a promover a padronização da troca de baterias, e o mais importante é a padronização do tamanho da bateria”, afirmou Zheng durante a Conferência do Ecossistema de Troca de Baterias da CATL em Xiamen. Essa iniciativa se alinha com o movimento de outras empresas, como a BYD que lançou recentemente uma estação de carregamento ultrarrápida.
As baterias Choco-SEB (Swapping Electric Blocks) #20 e #25, suportam versões com químicas de fosfato de ferro-lítio (LFP) e níquel-manganês-cobalto de lítio (NMC). Elas são projetadas para VEs de classes A0 a B e oferecem alcance de até 600 km (ciclo CLTC).
As estações de troca Choco-SEB da CATL terão de 14 a 30 compartimentos de bateria. A troca de uma bateria vazia por uma totalmente carregada leva 100 segundos, com capacidade diária de 822 trocas. O custo de uso de uma assinatura de troca de bateria Choco-SEB será de 0,1 yuan/km (0,014 USD), segundo a CATL.
William Li, CEO da Nio, declarou que a parceria representa um marco significativo, impulsionando a troca de baterias para uma nova fase de desenvolvimento.
“Com o apoio da CATL, a rede de troca da Nio se estenderá a mais regiões e fornecerá melhores serviços. Essa cooperação vai além do investimento de capital – facilita o fortalecimento mútuo em padrões tecnológicos e sistemas de serviço”, acrescentou Li. Em um cenário onde montadoras como a Seat adiam o lançamento de veículos elétricos, a Nio e a CATL apostam na infraestrutura para impulsionar a adoção de VEs.