Seat adia lançamento de veículos elétricos para depois de 2030

Oficialmente, a marca espanhola Seat não está operando em um veículo elétrico até 2030, seguindo um caminho diferente de outras montadas europeias, que investem fortemente no mundo dos veículos elétricos
Seat adia lançamento de veículos elétricos para depois de 2030
Crédito da imagem: Seat

Enquanto a maioria das grandes montadoras europeias investe fortemente no mundo dos veículos elétricos (EVs), a Seat parece seguir um caminho diferente. A Cupra, derivada da Seat, já comercializa o Born há alguns anos e lançou recentemente o SUV elétrico Tavascan. No entanto, o CEO da Seat e Cupra, Wayne Griffiths, afirma que a Seat não lançará um EV nesta década.

Segundo Wayne Griffiths, a Seat está em um bom momento e a empresa não parece disposta a interromper seu crescimento com um novo EV. Em 2024, as vendas cresceram 7,5%, totalizando 310 mil unidades. Griffiths reconheceu que, para a Seat ter um futuro, é preciso ter um futuro elétrico.

Se a Cupra não tivesse se tornado uma marca independente, a Seat poderia ter lançado uma versão renomeada do VW ID.3. Em entrevista, Griffiths mencionou que a Seat poderia considerar um modelo baseado no VW ID.1 como seu primeiro EV, mas nenhuma decisão final foi tomada.

Oficialmente, a marca espanhola não está trabalhando em um EV até 2030. No entanto, outras montadoras estão investindo fortemente no setor, como a BYD que avalia construir uma terceira fábrica na Europa.

Resta saber se adiar o lançamento de um EV até depois de 2030 prejudicará a Seat. As vendas de EVs atingiram novos patamares em 2024, e apesar de alguns contratempos, as vendas provavelmente baterão recordes este ano.

A Seat não depende exclusivamente de modelos com motores a combustão interna (ICE), e atualmente vende versões híbridas e híbridas plug-in do Leon hatch e Leon Sportstourer. Ambos os modelos oferecem mais de 120 km de autonomia totalmente elétrica.

Independentemente de qual seja o primeiro EV da marca, Griffiths enfatizou que ele precisa ser rentável. Para a Seat como empresa, o objetivo é gerar lucro agora e investir no futuro. Outras empresas como a Xpeng anuncia produção local na Indonésia e estão planejando o futuro com EVs.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.