NHTSA reformula normas para acelerar inovação em veículos autônomos

NHTSA reformula normas para acelerar inovação em veículos autônomos
Crédito da imagem: BYD

Os Estados Unidos estão adotando novas regras para facilitar o desenvolvimento de veículos autônomos. A ideia é cortar burocracias e dar mais liberdade para as montadoras inovarem, especialmente em tecnologias mais avançadas de direção.

A mudança pode acelerar os planos de empresas como a Tesla, que tem apostado pesado na condução autônoma de Nível 5. Antes, a empresa precisava de autorizações especiais para operar mais de 2.500 veículos autônomos, mas agora esse limite pode ser eliminado, abrindo caminho para mais robotáxis nas ruas.

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Outro ponto importante é que a nova política reduz a exigência de notificação de acidentes. Veículos com tecnologia de Nível 2 ou 3 — como os da Tesla, Ford, GM e Mercedes — não precisarão mais reportar acidentes à NHTSA. Apenas casos envolvendo carros com sistemas de Nível 4 ou superior continuarão sendo registrados.

Essa decisão levanta debates sobre a transparência. Com menos dados sendo divulgados sobre incidentes com veículos de Nível 2 e 3, o público e especialistas terão menos acesso a informações de segurança — que agora ficam restritas às montadoras.

O novo pacote de regras também permite que carros autônomos fabricados nos EUA participem do programa de testes em vias públicas, mesmo que não atendam a todos os padrões federais. Antes, apenas veículos importados tinham essa possibilidade.

Segundo o secretário de Transporte, Sean P. Duffy, o objetivo é manter os EUA competitivos frente a países como a China. Ele afirmou que o governo quer criar um ambiente onde inovação e segurança caminhem juntas, com menos entraves regulatórios.

O novo framework lançado pela NHTSA se baseia em três pilares: priorizar a segurança, incentivar a inovação e facilitar a implantação comercial dos veículos autônomos. A proposta foi construída após meses de discussão com representantes da indústria.

Para o conselheiro-chefe da NHTSA, Peter Simshauser, essas mudanças são apenas o começo. Ele acredita que, ao reduzir processos e ampliar os programas de isenção, os EUA estarão mais bem preparados para receber a próxima geração da tecnologia automotiva. E a Tesla Cybertruck exibe Model Y em cápsula de vidro nas ruas do Texas, mostrando inovações em design e tecnologia.

Resta saber se essa visão resultará em estradas mais seguras ou em mais questionamentos sobre quem está no comando: o motorista ou o algoritmo.

 

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