Marcas
Tendência

Mitsubishi descontinua ASX, Eclipse Cross e Pajero Sport na Austrália devido a novas normas de emissões

Por não atenderem às novas regulamentações de segurança e emissões, a Mitsubishi anunciou o fim da produção dos modelos ASX, Eclipse Cross e Pajero Sport na Austrália

A Mitsubishi está promovendo uma grande reformulação em sua linha na Austrália, com o anúncio do fim da produção de três de seus cinco modelos. Os SUVs ASX, Eclipse Cross (tanto a versão a combustão quanto a híbrida plug-in) e Pajero Sport estão sendo descontinuados por não atenderem às novas regulamentações de segurança e emissões que entrarão em vigor em breve.

Segundo informações do Carscoops, com isso, a Mitsubishi Austrália manterá apenas o SUV Outlander e a picape Triton em sua linha, embora uma nova versão do ASX, baseada no Renault Captur, esteja prevista para chegar ainda este ano.

Mitsubishi descontinua ASX, Eclipse Cross e Pajero Sport na Austrália devido a novas normas
Foto:: Carscoops/Reprodução

A decisão de descontinuar os três SUVs foi motivada pelas novas Regras de Design Australiano (ADR), que entram em vigor em 1º de março de 2025. Segundo Shaun Westcott, presidente e CEO da Mitsubishi Austrália, o investimento necessário para reengenharia dos modelos “não era comercialmente viável”, considerando a idade avançada dos veículos.

Apesar da decisão, os três modelos apresentaram um desempenho sólido de vendas. Segundo o site CarsGuide, os veículos ASX, Eclipse Cross e Pajero Sport representaram mais de um terço das vendas da Mitsubishi Austrália em 2024.

O ASX, por exemplo, vendeu 12.330 unidades, um aumento de 34% em relação a 2023. Já o Eclipse Cross teve 9.221 compradores (+18%) e o Pajero Sport, 7.306 (+31%). Números expressivos para modelos considerados veteranos no mercado.

O ASX, em particular, está no mercado desde 2010 e é um dos modelos mais antigos à venda na Austrália. Apesar de ter recebido três reestilizações nos últimos 15 anos, o modelo já demonstra sinais de idade em comparação com seus concorrentes mais modernos.

A geração atual do Pajero Sport, lançada em 2015, também está em seus últimos anos de ciclo. O SUV recebeu atualizações em 2019 e 2024, mas uma nova geração é esperada nos próximos anos. Similarmente, o Eclipse Cross, que chegou em 2017 e foi atualizado em 2020, também está próximo do fim de seu ciclo de vida.

Apesar da produção dos SUVs para o mercado australiano ter sido encerrada, o CEO local da Mitsubishi afirmou que a empresa está “bem preparada” para gerenciar a transição, garantindo que o estoque atual estará disponível ao longo do ano.

“Trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros de concessionárias para garantir que cada linha de modelo seja encomendada em quantidades suficientes com antecedência. Isso dará suporte aos nossos clientes enquanto continuamos a confirmar nossos planos de modelos futuros como um mercado principal da Mitsubishi. Anunciaremos esses modelos futuros oportunamente”.

Novo ASX chega em 2025

A Mitsubishi confirmou que a segunda geração do ASX chegará à Austrália ainda em 2025. Já disponível na Europa, o novo ASX é essencialmente uma versão rebatizada do Renault Captur, que recentemente passou por um facelift. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre a versão australiana, mas este novo modelo deve renovar a linha da marca.

Quanto aos potenciais substitutos para o Eclipse Cross e o Pajero Sport, a Mitsubishi não ofereceu informações concretas. Entretanto, uma nova geração do Pajero Sport está em desenvolvimento, utilizando a plataforma mais recente da picape Triton.

O plano “Momentum 2030” da Mitsubishi inclui diversos veículos novos ou significativamente atualizados para a Austrália até o final da década, com opções de motorização BEV, PHEV, híbrida e a combustão interna. Uma das novidades é a versão atualizada do Outlander, que chegará ao mercado australiano em 2025, com um sistema PHEV aprimorado.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.