Notícias
Tendência

Mercedes testa protótipo elétrico da nova V-Class com autonomia superior a 500 km

Com uma autonomia superior a 500 km, a Mercedes-Benz está acelerando o desenvolvimento de sua nova minivan elétrica, a V-Class

A Mercedes-Benz está intensificando o desenvolvimento de sua nova minivan elétrica, a V-Class, e de sua versão comercial, a Vito, ambas baseadas na plataforma VAN.EA. Protótipos já estão em testes, revelando detalhes técnicos promissores. A marca divulgou que a autonomia dos veículos deve superar os 500 km, impulsionada pela tecnologia de carregamento de 800 volts.

O design da nova V-Class busca diferenciar-se de modelos como a ID.Buzz da Volkswagen. A Mercedes aposta em um visual mais sofisticado e menos retrô, focando no público que busca discrição e elegância. Com o crescente interesse por vans de luxo em diversas regiões, a Mercedes pretende fortalecer sua presença nesse nicho de mercado. Marcas como a Lexus e a chinesa Zeekr também estão investindo nesse segmento.

Mercedes testa protótipo elétrico da nova V-Class com autonomia superior a 500 km
Images: SH Proshots/Carscoops

A plataforma VAN.EA, que será compartilhada entre a V-Class e a Vito, permitirá uma maior diferenciação entre os dois modelos. A V-Class terá um apelo mais luxuoso, com possível inclusão de telas opcionais para os passageiros traseiros. A Mercedes já adiantou que a plataforma terá carregamento de 800 volts e um carregador de bordo de 22 kW, além de autonomia superior a 500 km.

Inicialmente, os veículos serão equipados com assistência de condução de nível 2. Contudo, a Mercedes planeja introduzir o nível 3 até o final da década, o que permitirá condução autônoma em rodovias, similar ao que já acontece com a Classe S. Para a versão comercial (Vito), a meta é ainda mais ambiciosa: alcançar o nível 4 de autonomia, possibilitando o uso dos veículos como robotáxis.

Mercedes testa protótipo elétrico da nova V-Class com autonomia superior a 500 km
Images: SH Proshots/Carscoops

O protótipo flagrado apresenta um design frontal que pode ser camuflagem, mas já indica um perfil com janelas mais baixas, teto inclinado e maçanetas embutidas. A expectativa é que a versão final tenha um visual mais refinado, alinhado com a proposta de luxo da marca.

A apresentação do conceito que antecipa a V-Class e a Vito está programada para a primavera de 2025. Os modelos de produção devem chegar ao mercado em 2026.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.