A nova geração do Range Rover Velar elétrico foi flagrada em testes, com lançamento previsto para a primavera de 2026, chegando ao mercado americano como modelo 2027. O veículo utilizará a nova plataforma EMA da Land Rover.
A Land Rover adiou planos anteriores de lançar meia dúzia de veículos elétricos até 2026, mas uma onda de modelos elétricos da marca britânica está a caminho, incluindo o Range Rover Velar totalmente elétrico, capturado em testes de inverno.

O Velar elétrico chegará após o Range Rover de tamanho normal, que será lançado ainda este ano e terá a honra de ser o primeiro veículo elétrico da Land Rover. O lançamento do Velar está previsto para o início de 2026, chegando às concessionárias em meados do ano como modelo 2027.
Embora não seja o primeiro SUV da marca sem motor a combustão, o Velar será o primeiro a utilizar a nova arquitetura de veículo elétrico EMA da Land Rover. O Range Rover EV maior utilizará uma versão eletrificada da plataforma MLA, também presente nos SUVs carro-chefe com motor a combustão que serão vendidos em conjunto.
Assim como o Velar atual, a versão elétrica mantém a linha de teto baixa e o design das janelas laterais afuniladas, conferindo-lhe uma aparência esportiva para um SUV. A janela traseira é bastante estreita e parece estar coberta por um painel de plástico, levantando dúvidas se terá vidro. A Jaguar já anunciou que seu novo sedã elétrico não terá janela traseira. Veja também o que foi flagrado em testes do sedã elétrico Type 00 da Jaguar, que deve chegar em 2027.
Outras mudanças estão sendo planejadas pela JLR. Os Velars com motor a combustão têm apenas duas fileiras de bancos, mas, considerando a posição da porta traseira em relação à roda traseira, parece haver espaço para uma terceira fileira de emergência no novo modelo. Alternativamente, o espaço do porta-malas pode aumentar significativamente.

O design do capô clamshell, as rodas de liga leve grandes e as maçanetas das portas embutidas são semelhantes aos do modelo existente. Na traseira, a placa de licença foi movida da tampa traseira para o para-choque inferior, ecoando o visual do Range Rover e Range Rover Sport lançados nos últimos anos. Um outro modelo da Land Rover que vem chamando a atenção é o Land Rover Defender 2025.
No mercado, o Velar competirá com o Porsche Macan Elétrico, com desempenho e potência possivelmente semelhantes. O Macan básico tem tração nas duas rodas, custa US$ 75.300 e produz 355 cv (265 kW), enquanto a versão topo de linha, Turbo Elétrico, custará US$ 105.300 e produz 630 cv (470 kW). Outro concorrente no mercado pode ser o futuro SUV elétrico CX-6e da Mazda.