Notícias
Tendência

Mercedes-Benz CLA elétrico promete autonomia de quase 800 km e desafia Tesla Model 3

Com alterações profundas e versões totalmente elétricas, a Mercedes-Benz revelou o novo CLA, que oferece uma autonomia de até 792 km no ciclo WLTP para a versão CLA 250+

A Mercedes-Benz revelou o novo CLA, um sedã que passa por mudanças radicais, incluindo a oferta de opções totalmente elétricas e híbridas, além da tração traseira ou integral. A versão elétrica impressiona com uma autonomia de quase 800 km (792 km) no ciclo WLTP para o CLA 250+. O CLA 350 4Matic, com tração integral, oferece até 771 km de autonomia.

Embora o preço e o posicionamento do novo CLA ainda não estejam claros, a autonomia anunciada estabelece novos padrões para veículos elétricos a bateria (BEV), desafiando concorrentes como o Tesla Model 3 Long Range, mesmo após recentes atualizações que elevaram sua autonomia para 629 km. Se você se interessa por carros elétricos, talvez queira ver também sobre a Mercedes-Benz explorando tinta solar para seus veículos.

Mercedes-Benz CLA elétrico promete autonomia de quase 800 km e desafia Tesla Model 3
Crédito da imagem: Mercedes-Benz

O modelo atualizado tem previsão de chegada à Austrália no início do próximo ano.

Maior autonomia graças à eficiência, não ao tamanho da bateria

A capacidade útil da bateria do CLA é de 85 kWh, um valor considerável, mas menor do que outros modelos Benz EQ com autonomias inferiores.

A Mercedes-Benz afirma que a nova bateria é 20% mais compacta que as anteriores, com uma densidade energética volumétrica de 680 Wh/l. Além disso, foram removidos minerais de terras raras mais nocivos durante o processo de fabricação. Ficou curioso sobre outras tecnologias da marca? Veja sobre a Mercedes-Benz e a tecnologia LiDAR da Hesai.

Uma versão com bateria de 58 kWh também está prevista para o final do ano, com a autonomia ainda não divulgada.

Mercedes-Benz CLA elétrico promete autonomia de quase 800 km e desafia Tesla Model 3
Crédito da imagem: Mercedes-Benz

Assim como o Porsche Taycan, o CLA possui uma transmissão de duas velocidades no motor do eixo traseiro para otimizar a eficiência na segunda marcha. A primeira marcha é mantida para garantir o desempenho de arrancada que os compradores esperam de um veículo elétrico.

A versão com tração integral (AWD) pode desacoplar o motor dianteiro para economizar energia em velocidades de estrada. O CLA é o primeiro Mercedes-Benz a apresentar uma bomba de calor ar-ar, que, segundo a empresa, melhora a eficiência em comparação com as unidades à base de água.

O CLA 250+ tem um consumo de energia entre 14,1 e 12,2 kWh/100km, enquanto o 350 4Matic consome um pouco mais, entre 14,7 e 12,5 kWh/100km.

Com a arquitetura de 800 volts, os tempos de carregamento do CLA se aproximam dos líderes do setor, como a Genesis, com velocidades de até 320 kW, o suficiente para adicionar até 325 quilômetros de autonomia em dez minutos, de acordo com a Mercedes-Benz. As velocidades de carregamento CA são limitadas a 11 kW.

Mercedes-Benz CLA elétrico promete autonomia de quase 800 km e desafia Tesla Model 3
Crédito da imagem: Mercedes-Benz

O CLA 250+ de motor único possui um motor elétrico de 200kW/335Nm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, enquanto o 350 4Matic reduz esse tempo para 4,9 segundos.

Um dos custos da tecnologia avançada do CLA é o peso: mesmo na configuração mais leve, com um único motor, o sedã pesa mais de duas toneladas. Falando em avanços, você viu o Renault Megane E-Tech Elétrico 2025 que ganhou versão Esprit Alpine e carregamento bidirecional?

E o híbrido?

A versão híbrida também deve chegar ao mercado. Utiliza um motor 1.5L turbo de quatro cilindros acoplado a uma transmissão de oito velocidades e um sistema de 48 volts alimentado por uma bateria de 1,3 kWh.

Embora um sistema de 48 volts geralmente só consiga auxiliar um carro a combustão de forma limitada, a Mercedes-Benz afirma que ele pode ser usado para manter o veículo em movimento em baixas velocidades urbanas, desde que menos de 20kW sejam necessários.

MBUX Superscreen atualizado, agora com IA

No interior, uma rede de telas ocupa o espaço, com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas em frente ao motorista, uma unidade de 14,0 polegadas para multimídia e uma unidade opcional de 14,0 polegadas em frente ao passageiro.

Diversos sistemas de inteligência artificial da Microsoft e do Google são utilizados como parte da quarta geração do software MBUX, tornando funções como o assistente virtual mais precisas ao realizar buscas, navegar usando o Google Maps e muito mais. O software atualizado também oferece atualizações over-the-air, permitindo maior personalização e funcionalidade.

Mercedes-Benz CLA elétrico promete autonomia de quase 800 km e desafia Tesla Model 3
Crédito da imagem: Mercedes-Benz

Outras melhorias notáveis incluem controle de cruzeiro adaptativo mais avançado como parte do sistema de assistência ao motorista SAE Nível 2, que permite ao CLA mudar de faixa sozinho com um único clique na alavanca do indicador de direção, assim que um carro alvo for identificado para ultrapassagem.

No entanto, ainda não está claro se essa tecnologia estará disponível em todos os mercados devido às regulamentações sobre veículos autônomos.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.