O mercado de baterias para veículos elétricos na China apresentou um crescimento notável em 2024, com um aumento de 41,5% na capacidade instalada acumulada, totalizando 548,4 GWh. As baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) dominaram o mercado, representando 74,6% do total, com 409 GWh instalados, um aumento de 56,7% em relação ao ano anterior.
As baterias ternárias, por sua vez, contabilizaram 25,3% do total, com 139 GWh instalados e um crescimento de 10,2%. Em dezembro, a capacidade instalada de baterias atingiu 75,4 GWh, um aumento de 57% em comparação com o mesmo período do ano anterior e um crescimento de 12,2% em relação a novembro.
As baterias de LFP mantiveram a liderança com 61 GWh instalados, representando 80,9% do total, com um aumento de 95,1%. Já as baterias ternárias tiveram uma participação de 19%, com 14,3 GWh instalados e uma queda de 13,4% em relação a dezembro de 2023.
A fabricante chinesa BYD aumentou sua participação no mercado de 15% em 2020 para 25% em 2024, atingindo 26% no quarto trimestre do ano. Enquanto isso, a CATL, líder do setor, viu sua participação cair para 43% no mesmo período.
A capacidade instalada total da CATL em 2024 foi de 256,01 GWh, enquanto a da BYD foi de 135,02 GWh. É importante destacar que a capacidade instalada de baterias LFP da CATL e da BYD ultrapassou 100 GWh, atingindo 151,63 GWh e 134,84 GWh, respectivamente.
A participação de mercado das principais empresas em 2024 foi:
- CATL: 45,2%
- BYD: 25,1%
- CALB-Tech: 6,9%
- Gotion: 4,5%
- EVE Battery: 3,4%
- SVOLT: 3,0%
- Sunwoda: 3,0%
- REPT Battero: 2,2%
- Zenergy: 1,9%
- LG New Energy: 1,5%
Uso de Matérias-Primas
Em 2024, a China utilizou 490.000 toneladas de materiais ternários e 1,934 milhão de toneladas de materiais de fosfato de ferro-lítio. Além disso, foram consumidas 1,27 milhão de toneladas de materiais de eletrodo negativo, 16,42 bilhões de metros quadrados de separadores, 225.000 toneladas de eletrólito para baterias ternárias e 1,061 milhão de toneladas de eletrólito para baterias de LFP.
O aumento na participação de mercado das baterias de fosfato de ferro-lítio está correlacionado com uma queda nos preços de suas matérias-primas em 2024.